Onde estão os Profetas? - Marcos 9,38-43.47-48

O Evangelista coloca Jesus em direção à Jerusalém, nesta peregrinação temos várias cenas muito significativas da missão do Mestre que nos põe à prova diante de questões fundamentais da fé: que é Jesus? Jesus explicita o ápice da sua missão, ser entregue e morto pelas autoridades do povo. Os discípulos não compreendem ou não querem compreender a mensagem de Jesus. E discutiam quem de fato seria o maior entre eles. Jesus percebe a discussão e os provoca a romper com essa mentalidade de poder absoluto e indica o serviço como expressão do discipulado (Mc 9,30-37 - Evangelho do domingo passado).


Neste domingo dia 27, ao celebrarmos o dia da Bíblia, Jesus, nos propõe a acolhida fraterna aos pregadores da Boa Nova, daqueles que são os profetas da esperança, não os proibais, ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Os discípulos ainda não entenderam a dinâmica do Reino proposta por Jesus. O Evangelho passa a oferecer uma lista de critérios para o verdadeiro e autêntico discipulado de Jesus a partir dos versículos 42-48. Jesus propõe novas relações geradoras de vida para todos, rompe com uma mentalidade religiosa viciada na mediocridade, na hipocrisia e propõe um rompimento com as formas pervertidas de professar a fé que se manifesta na exclusão, no fechamento religioso e espiritual como se fôssemos o centro do mundo, Jesus propõe abertura, vida nova.

Nestes dias, durante a visita do Papa Francisco à Cuba, ele falou sobre o serviço às pessoas e não às ideologias, nos EUA, falou ao Congresso sobre a importância de uma política favorável a vida em todas as dimensões, pediu fraternamente que os representantes do povo fossem autênticos guardiões da sociedade favorecendo mais vida com dignidade para todos.

O Evangelho nos propõe logo no seu início a percebermos uma preocupação dos discípulos em relação àquele homem que estava expulsando demônios em nome de Jesus, ...podemos pegar esse evangelho e desenvolver muito fortemente um discurso sobre o demônio de forma inflamada, sem se dar conta da profundeza da mensagem do Evangelho e manipula-la.

Como compreendemos o Evangelho de hoje, diante de tanta radicalidade apresentada na comunidade cristã de Marcos?

É melhor entrar do Reino de Deus com um olho só, do que os dois, ser jogado no inferno (v. 48). Olhando as inúmeras exortações do Papa Francisco e tantas outras iniciativas realizadas por grupos ou pessoas em prol da vida e da esperança neste mundo em rápidas transformações, ouso de dizer, que os profetas estão presentes no mundo, atualizando a Boa Nova do Reino. O Evangelho Vivo na contra mão da história da desumanização, propondo a reconstrução do ser humano enquanto imagem e semelhança de Deus.

Texto: Frei Geraldo Bezerra de Sousa, OC
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica