Missão e Bíblia em João

Amados irmãos e irmãs em Cristo, este ano para o mês da Bíblia vamos refletir o Evangelho de João, já temos material riquíssimo que nos ajudará na reflexão e estudo acerca do IV Evangelho, o Sumário para círculos bíblicos - Bíblia Gente, vem recheado de boa reflexões para a formação de lideranças nas comunidades.

Minha contribuição seria um aperitivo para despertar o interesseiro de saborear a comunidade do discípulo amado e descobrir as metas para a missão evangelizadora.


A comunidade joanina tem muito a nos ensinar no exercício da missão que deve ser compreendida como a maior expressão do Amor do Pai pela humanidade, um amor que vai na contra mão do mundo marcada pela opressão, exclusão e marginalização - se olharmos para a comunidade do discípulo amado logo vamos descobrir alguns traços com as nossas comunidade atuais, vejamos o perfil da comunidade joanina:

- Grupos que compunham a comunidade
- os discípulos de João Batista, galileus, judeus, samaritanos, estrangeiros, doentes, pobres e ricos (Jo 13,23-25;18,15;20,2-10).

Algo que devemos descobrir na comunidade é que existe um discípulo amado que poder ser compreendido como aquele que traduz o amor num autêntico gesto de solidariedade e justiça.

Em nossas comunidades, encontramos diversas situações que se assemelham a comunidade de João, alguns que buscam a prática do amor através de uma vida totalmente doada, outros que buscam viver mais teoria do amor, na superficialidade e que não geram unidade.

O grande desafio da Missão é romper com as estruturas que provocam a morte, que cegam, que excluem, que priorizam a lei do puro e do impuro....

Algumas fontes nos fornecem algumas informações segura a respeito da redação do IV Evangelho: "Levou mais ou menos 60 anos para ser escrito. Provavelmente, ele sendo elaborado em vários lugares: no norte da Galiléia, na Síria e na Ásia Menor. A última redação do livro teria acontecido em Éfeso, na Ásia Menor, por volta do 95 d.C, com alguns acréscimos posteriores. (Bíblia Gente - Ano XXXVIII - remessa especial - para mês da Bíblia - setembro de 2015).

É um livro que não pode ser lido de qualquer maneira, é necessário que seja lido de forma, mas, como interpretação e vivência das comunidades, recordemos que o objetivo da leitura deve ser claro: aprofundar a fé em Jesus, Messias e Filho de Deus.

O tema Bíblia e Missão nos provoca a lançar um olhar mais profundo acerca da pratica missionário e iluminar a realidade na qual atuamos à da vivência das comunidades em cada contexto.

Frei Geraldo Bezerra de Sousa, OC
Província Carmelitana Pernambucana
Pós Graduando em Teologia da Missão
São Paulo/SP - 28 de Maio de 2015
Convento do Carmo
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica