As mudanças na liturgia introduzidas pelo Concilio Vaticano
II são muito significativas. Visando um melhor entendimento delas, temos
trazidos neste nosso espaço algumas reflexões sobre esta renovação. No programa
passado, falamos sobre o significado da expressão "Eis o mistério da
Fé". Na edição de hoje, o Padre Gerson Schmidt, que tem nos acompanhado
neste percurso, nos trás a reflexão de um segundo ponto: a resposta da
assembleia após a consagração "Anunciamos Senhor a vossa morte":
"Os liturgistas brasileiros Ione Buyst e Dom Manoel
João Francisco, apontam alguns grandes traços teológicos de mudança implícitos
na renovação da liturgia eucarística, a partir da aclamação pós-conciliar,
proclamada depois da consagração: “Eis o mistério de nossa fé! Anunciamos,
Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”.
Essa aclamação está baseada na primeira Carta aos Coríntios: 1Cor 11,26. Na
oportunidade anterior falamos da aclamação do sacerdote: eis o mistério de
nossa fé. Apontamos que se refere ao mistério pascal atualizado em cada
Eucaristia.
Hoje começamos a refletir a resposta da assembleia
litúrgica: Anunciamos, Senhor, a vossa morte. Nós não podemos dissociar o
Senhor ressuscitado e glorioso do servo sofredor. Não há glorificação, sem
passar pelo caminho da crucificação. Cristo entrou na morte, livremente, para
destruir nossa morte. Ele mesmo diz em João 10,18: “Ninguém a tira (a vida) de
mim, mas eu a dou livremente; tenho poder para a dar, e poder para tornar a
tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai”.
O documento de renovação litúrgica Sacrossanctum Concilium,
no número 05, afirma essa kênosis, esse esvaziamento de Cristo na morte. Diz o
documento conciliar que Cristo completou a obra da redenção humana. No mistério
pascal, Cristo “morrendo, destruiu a nossa morte e, ressurgindo, deu-nos a
vida” (frase tirada do prefácio da Páscoa do Missal Romano). Pois, do lado de
Cristo agonizante sobre a cruz nasceu “o admirável sacramento de toda a Igreja”
(Santo Agostinho). Como do lado aberto de Adão que dorme, nasce Eva, é do lado
aberto de Cristo, na cruz, que dormita em sua morte, que nasce a Igreja, nova
Eva, sem ruga e sem mancha.
Ione Buyst e Dom Manoel João Francisco dizem que “o caminho
da superação não passa pela eliminação do sofrimento ou pela alienação do
sofrimento, mas passa por dentro dele, na esperança de vencer”[1]. O amor
sempre supõe um sacrifício, uma morte. Na liturgia, por excelência, nós
anunciamos fundamentalmente a morte de Cristo, o mistério de sua entrega total
na cruz por amor à humanidade.
A Constituição Sacrossanctum Concilium, no número 06, também
afirma que a Igreja pelos séculos, desde a Igreja primitiva, jamais deixou de
reunir-se para celebrar o mistério pascal: lendo “tudo quanto nas Escrituras a
ele se referia” (Lc 24,27), celebrando a Eucaristia na qual “se representa a
vitória e o triunfo de sua morte” e, ao mesmo tempo, dando graças “a Deus pelo
seu dom inefável” (2Cor 9,15) em Cristo Jesus, “para louvor de sua glória” (Ef
1,12) por virtude do Espírito Santo. O Concílio, nesse número 06, diz que a
Eucaristia, que além de Eucaristós= Ação de Graças, é celebração na qual se
“representa a vitória e o triunfo de sua morte”. Aqui entendemos que esse
representa não apenas uma representação qualquer, como num teatro. Mas é uma
memória viva, atualizada, onde anunciamos a morte e a vitória de Cristo sobre
ela, até que Ele venha no Reino definitivo".
[1] Livro desses autores
citados – Mistério Celebrado Memória e compromisso II,Paulinas, SP, 2004, p.
36.
Concílio Vaticano II e a reforma
litúrgica: Eis o mistério da fé
Fonte: Rádio
Vaticano
Foto retirada da internet
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