Senhor! Senhor! Abre-nos a porta! - Mateus 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'. As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora". - Palavra da Salvação. 

“Muitos serão chamados e poucos os escolhidos”, essa Palavra nos diz que neste mundo estaremos sempre em caminhada rumo a grande festa, ao encontro do verdadeiro Amor. Mas como estamos indo, previdentes, munidos do combustível que é a “esperança”, abastecidos com uma medida transbordante de “”, carregando na bolça um par reserva de sandálias da marca “justiça”, ou será que estamos indo de qualquer jeito, empurrando com a barriga, simplesmente Maria vai com as outras.

No Evangelho Jesus nos apresenta dois tipos de convidados, os que se importam e querem a todo custo participar, e os que desdenham e muitas vezes estão só por curiosidade, na base do “se der certo tudo bem, se não, valeu a tentativa”. Existem infelizmente pessoas que não abraçam a causa, que estão na Igreja por conveniência e não por crença, algumas não se unem ao grupo, apenas estão juntas, alguns ficam em cima do murro, esperando a hora para se decidirem de que lado vão ficar, “vai que isso de salvação é verdade, eu quero está pelo menos próximo”.

Amado (a) chamar salvação de “isso” é típico de convidados que não valorizam, nem o convite e muito menos quem os convidou.

Só que a caminhada é longa e árdua, note bem: “todas elas acabaram cochilando e dormindo”, observou que o evangelista diz “todas elas”, isso quer dizer para mim e para você, que em algum momento da caminhada, até mesmo os mais comprometidos irão viver um momento de deserto, de aridez espiritual, de questionamento: “será que vale a pena?”, “para que serve tanta luta?”, mas não aflija o coração isso faz parte do percurso. São Paulo já dizia que isso acontece, só não podemos permitir que o sol se ponha sobre os nossos medos e fracassos.

Amado (a), se você tem consigo o combustível da “esperança”, da “”, da “justiça”, do “perdão”, do “amor”, ou qualquer outro dos tantos que Deus nos disponibiliza para chegarmos em segurança ao Seu banquete, a Sua festa de jubilo, fique tranquilo, o seu e o meu, lugar a mesa estão garantidos, e por mais que demore, por mais que a vida nos jogue no chão, quando o noivo chegar com certeza irá nos encontrar de pé. Não correremos o risco de Jesus olhar e dizer: “Não vos conheço!”.

A palavra rema de hoje é: “PRONTIDÃO”, vamos nos certa através do “Orai e Vigiai”, de tudo quando possa ser usado como combustível, passemos todos os dias em um posto chamado “Igreja”, seja ela o templo, ou a Bíblia, ou a oração pessoal, e principalmente uma que é o ápice, chamada “EUCARISTIA”.

Já que o rema de hoje é “PRONTIDÃO”, a nossa reflexão pessoal vem através das palavras de São João Capistrano que dizia: “seja avançando, seja retrocedendo, seja golpeando ou sendo golpeados, invocai o nome de Jesus. Só nele há salvação!

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica