Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim - Lucas 14,25-33

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!- Palavra da Salvação. 

O Evangelho inicia dizendo que grandes multidões acompanhavam Jesus”, e pela maneira como Jesus conduz o ensinamento já se percebe que nem todos que estavam com Ele participavam do mesmo pensamento e agiam com o mesmo proposito. Assim podemos nos perguntar: “acompanhar Jesus é a mesma coisa de segui-Lo?”

Primeiro temos de entender a diferença entre as duas palavras para entendermos o que diz o autor sagrado. Acompanhar quer dizer estar ou ficar junto a alguém, ou seja, por motivo de trabalho eu posso está na companhia de uma autoridade, mas isso não quer dizer que eu comungo das mesmas convicções, também posso acompanhar um enfermo ao medico, mas por gentileza, e não por me compadecer da sua dor.

seguir é andar no mesmo ritmo, é ir ao mesmo compasso, ser um seguidor é abraçar a mesma causa, é defender os mesmos ideais, é respirar o mesmo ar e trilhar o mesmo caminho, não importando quão doloroso seja.

É por esse motivo que Jesus coloca um algo muito radical, não só cortar os laços familiares, mas também da própria vida, tudo isso posto como um tratamento de choque, justamente para falar a mim e a você, que a decisão de se colocar a disposição do Reino de Deus, tem de ser total, sem ressalva, sem perguntas e sem demora.

Amado (a) duas coisas são posta neste evangelho: “não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim”. Já parou para pensar quantas pessoas hoje então a todo custo tentando arrancar a cruz, quantos por uma topada já começam a murmurar, a aqueles que por julgar a dor demasiada buscam ceifar a própria vida. Isso é seguir Jesus?

Há também os que se põe a caminhar como se tudo dependesse dele, e agindo assim se colocam a frente de Jesus, e buscam sozinho dar soluções para todos os seus problemas, parece que Deus não existe, e por isso sofrem. Quantas pessoas estão dando soco no vento, quantos estão dando cabeçada na parede, tudo porque se esqueceram do poder da oração e por isso não tem forças para esperar o tempo de Deus.

Infelizmente existem também os que colocam Deus em segundo plano, que usam a missão como trampolim para a fama, para a promoção pessoal, e alguns até para usufruir de bens materiais, vamos orar por esses.

Jesus também nos apresenta um segundo ensinamento que por sinal será a palavra rema para o dia de hoje: “discernimento”. Observe que Jesus nos coloca diante de duas situações em que é preciso parar, refletir, orar, e acima de tudo ter o discernimento de quando avançar e quando retroceder.

Se desejarmos ser seguidores de Jesus não podemos sair feito loucos, agindo impensadamente, muitas vezes vamos ter de renunciar. Devemos lembrar que Jesus sempre colocou o “outro” em primeiro lugar, se queremos segui-Lo temos de imita-Lo. Tudo o quanto diz respeito a nossa vida, também diz respeito à vida do outro. Santo Inácio de Loyola dizia que “é preferível que o rebanho fique sem pastor, do que ter por pastor a um lobo”, não sejamos para a nossa família, para nossa comunidade, um lobo, mas sim, um outro Cristo.

Hoje a nossa reflexão pessoal será orientada por São Bento: “corresponda cada dia, com mais fervor ao chamamento que o Senhor amorosamente vos fez, de maneira que sigais só a Jesus!”

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica