Os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à
maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a
graça e dispõem para cooperar com ela. «Portanto, a liturgia dos sacramentos e
sacramentais oferece aos fiéis bem dispostos a possibilidade de santificarem
quase todos os acontecimentos da vida por meio da graça divina que deriva do
mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, mistério onde vão
buscar a sua eficácia todos os sacramentos e sacramentais. E assim, quase não
há uso honesto das coisas materiais que não possa reverter para este fim: a
santificação dos homens e o louvor a Deus».
Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos.
Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons. É por isso que
a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o santo
sinal da cruz de Cristo.
Fora da liturgia dos sacramentos e dos sacramentais, a
catequese deve ter em consideração as formas de piedade dos fiéis e a
religiosidade popular. O sentimento religioso do povo cristão desde sempre
encontrou a sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida
sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos
santuários, as peregrinações, as procissões, a via-sacra, as danças religiosas,
o rosário, as medalhas, etc.
Para manter e apoiar a religiosidade popular, é necessário
um discernimento pastoral. O mesmo se diga, se for caso disso, para purificar e
corrigir o sentimento religioso subjacente a essas devoções e para fazer
progredir no conhecimento do mistério de Cristo. A sua prática está submetida
ao cuidado e às decisões dos bispos e às normas gerais da igreja.
Fonte:
Catecismo da Igreja Católica (1670/1671/1674/1676)
Foto retirada da internet
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