Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o - Lucas 14,1-6

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?E eles não foram capazes de responder a isso. - Palavra da Salvação.

Jesus tem como centro de Seu discurso messiânico que “a salvação é para todos”, Deus não faz distinção entre seus filhos, todo aquele que busca através da conversão, através de uma mudança radical, trocando os valores desse mundo pelos do Reino, tem todo o direito de sentar-se a mesa com Ele.  E a prova maior se vê observando que era frequente às vezes em que Jesus sentava-se a mesa da refeição com todo tipo de pecador. Nós sabemos que no costume judaico, aceitar fazer a refeição com uma pessoa era sinal de estima e respeito, o judeu não aceitava tomar a refeição na presença de pecadores. 

Acontece que Jesus é Aquele que tem o poder de perdoar os pecados, todos que O buscam com um coração arrependido encontram não um juiz, mas um Pai desejoso por dar a Sua misericórdia, por dar a Sua Paz. Todos que se encontram com Jesus têm a oportunidade de ter uma vida nova, mas não, e agora eu falo de nós, preferimos algumas vezes dá uma de desentendido para não termos que assumir que estamos no erro, que necessitamos de uma mão amiga que nos tire da lama.

Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina que “o grande obstáculo do progresso da alma no caminho da perfeição, é o orgulho”. Quantas vezes movidos pelo orgulho de não se reconhecer pequeno, fraco, imperfeito, necessitado, carente, preferimos continuar batendo cabeça.

Veja que Jesus faz duas perguntas simples, e ao invés de abraçar a oportunidade, preferem dar uma de doido para melhor passar. Primeiro Jesus pergunta se é licito curar, restaurar a saúde, depois se é permitido salvar uma vida; observe que as duas perguntas relacionam-se com o bem do irmão, não precisava ser um doutor da lei para dar uma resposta.

Dizia São João da Cruz que “por causa de prazeres passageiros, sofrem-se grandes tormentos eternos”, e foi justamente isso que travou aqueles homens e que hoje trava a nós. Pela lei dos homens poderia o mundo explodir em um sábado e nada se poderia fazer, mas pela Lei de Deus a vida vem em primeiro lugar, o Reino está acima de qualquer coisa, é o próprio Jesus quem diz ser o Senhor do sábado, ou seja, nada nem ninguém estão acima da misericórdia de Deus.

Amado (a) vamos agora fazer um exame de consciência, sem aqui querer julgar ninguém, mas a nós mesmos, quantas vezes eu e você, já agimos de uma forma que boicotou a felicidade do próximo por julgar que estamos acima dele, quantas vezes tosquiamos o sonho do outro em detrimento do nosso, quantas vezes privamos o nosso semelhante de se sentir amado por negá-lo o nosso amor.

O nosso querido papa Francisco em uma de suas homilias disse: “não se pode viver como cristão fora desta rocha que é Cristo. Cristo dá-nos solidez e firmeza, mas também alegria e serenidade. Um cristão nunca pode andar chateado nem triste. Quem ama Cristo é uma pessoa cheia de alegria e que irradia alegria”.

Amado (a) a palavra chave para o dia de hoje é justamente essa “alegria”, é justamente isso que Jesus vem nos pedir, que sejamos pessoas alegres e que semeemos essa alegria aonde quer que nos encontremos. É a nossa alegria que irá nos curar das nossas mazelas e também curar o irmão, é a nossa vontade de viver que irá refletir e trazer a vida o irmão moribundo.

A nossa reflexão pessoal para hoje quem nos dá é Santo Isidoro: “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”.

É isso irmão (ã) vamos viver intensamente no dia de hoje saboreando todos os carinhos que Deus tem para nós; o primeiro de hoje Ele já nos deu: “o dom da vida”, mais um dia para sermos felizes. Os outros... vamos deixar Deus nos surpreender.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica