A quem muito foi dado, muito será pedido - Lucas 12,39-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!- Palavra da Salvação. 

Jesus já no primeiro momento fala para nós aquilo que deveria ser o nosso “Ato de Fé”: “ficai certos”, essa é uma palavra de ordem que deveria ser o norte para nossa vida. Deveríamos diante das noites escuras, ficar certos, que Deus é maior que qualquer problema; diante de um beco sem saída, ficar certos, que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; diante das incertezas da vida, ficar certos, Ele é a certeza de uma Salvação que já se realizou, mas, como ainda somos vacilantes na nossa fé, preferimos nos deixar abater, ceder ao desanimo, nos voltar às murmurais.

E aqui Jesus explica o porquê somos vacilantes na fé. “se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa”, nós não sabemos, mas, como diz a Palavra, se estivéssemos preparados nada importaria, se estivéssemos vigilantes as investidas do mundo não afetariam os nossos lares. Se nos enchêssemos com os ensinamentos de Deus e da Igreja diariamente, não seriamos um fraco que qualquer brisa leva ao chão; ao contrário disso, o que mais se houve são cada vez mais pessoas dizendo que não oram por não dispor de tempo, não é verdade.

Amado (a) diz a Sagrada Escritura: “a boca fala do que transborda o coração”, e hoje Jesus nos diz que nós somos os administradores que Deus colocou para zelar por nossa família, mas como podemos levar consolo a nossa família, como dá ensinamento aos filhos, como não ceder às tentações, se o nosso coração está vazio de Deus e cheio das falsetas do mundo. Cuidado! Jesus grita aos nossos ouvidos, sejam fiéis e prudentes.

Santo(a) tem muita gente jogando o Céu pela janela justamente por não cumprirem a missão confiada por Deus, muitos que preferem, como diz o próprio Jesus, as orgias e as glórias deste mundo, a ter que se gastar pelas coisas divinas. Nossa família é divina, nosso esposo, esposa, filho e filha, mesmo imperfeitos, são divinos, pense nisso.

A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! Será que estamos entendendo o recado, foi a mim e a você, que Deus entregou a construção do Reino, foi a mim e a você, que Deus entregou seu bem mais precioso, a família, não sejamos negligentes nessa missão, pois o próprio Jesus é quem diz que a recompensa será grande para os “fiéis e prudentes”.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica