Entre os atos do penitente, a contrição ocupa o primeiro
lugar. Ela é «uma dor da alma e uma detestação do pecado cometido, com o
propósito de não mais pecar no futuro» (01).
Quando procedente do amor de Deus, amado sobre todas as
coisas, a contrição é dita «perfeita» (contrição de caridade). Uma tal
contrição perdoa as faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados
mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à
confissão sacramental (02).
A contrição dita «imperfeita» (ou «atrição») é, também ela,
um dom de Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração da fealdade
do pecado ou do temor da condenação eterna e das outras penas de que o pecador
está ameaçado (contrição por temor). Um tal abalo da consciência pode dar
início a uma evolução interior, que será levada a bom termo sob a ação da
graça, pela absolvição sacramental. No entanto, por si mesma, a contrição
imperfeita não obtém o perdão dos pecados graves, mas dispõe para obtê-lo no
sacramento da Penitência (03).
É conveniente que a recepção deste sacramento seja preparada
por um exame de consciência, feito à luz da Palavra de Deus. Os textos mais
adaptados para este efeito devem procurar-se no Decálogo e na catequese moral
dos evangelhos e das cartas dos Apóstolos: sermão da montanha e ensinamentos
apostólicos (04).
01-Concílio de Trento, Sess.
14ª, Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1676.
02-Cf. Concílio de Trento,
Sess. 14ª, Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1677.
03-Cf. Concílio de Trento,
Sess. 14ª. Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1678: ID., Sess. 14ª,
Canones de sacramento Paenitentiae, can. 5: DS 1705.
04-Cf. Rm 12-15: Cor 12-13: Gl
5: Ef 4-6.
Fonte:
Catecismo da Igreja Católica (1451 a 1454)
Foto retirada da internet
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