Não conhecemos o tempo em que se consumirão a terra e a
humanidade nem o modo por que se transformará o mundo. Na verdade, passa a
figura deste mundo deformada pelo pecado, porém, Deus nos revelou preparar nova
habitação e nova terra onde mora a justiça; e sua felicidade cumulará e
superará todo desejo de paz que sobe ao coração dos homens. Então, vencida a
morte, ressuscitarão os filhos de Deus em Cristo, e aquilo que foi semeado na
fraqueza e na corrupção, se revestirá de incorrupção; sempre vivas a caridade e
suas obras, toda a criação, que para o homem Deus criou, será liberta da
escravidão da vaidade.
Recebemos a advertência de que nada adiantará ao homem
lucrar o mundo inteiro se vier a perder-se a si mesmo. Todavia a expectativa da
nova terra não deve enfraquecer, mas, ao contrário, estimular o interesse pelo
desenvolvimento desta terra, onde cresce o corpo daquela nova família humana,
que já pode mostrar algo como sombra do novo mundo. Por conseguinte, embora
distinguindo com cuidado o progresso terreno e o aumento do reino de Cristo, na
medida em que a sociedade humana for mais bem ordenada, influirá sobremaneira
no reino de Deus.
Pois os bens da dignidade da pessoa, da comunhão fraterna e
da liberdade, todos bens, frutos da natureza e do esforço humano, depois que
pelo Espírito do Senhor e a seu mandado os propagarmos pela terra, de novo os
reencontraremos, mais limpos de toda mancha. Luminosos e transfigurados, quando
Cristo entregar ao Pai o reino eterno e universal: “reino de verdade e de vida,
reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz”. Este reino
já está aqui na terra, em mistério; com a vinda do Senhor, será perfeito.
Da Constituição Pastoral
Gaudium et spes sobre a Igreja no mundo de hoje, do Concílio Vaticano I
Fonte: Liturgia das Horas
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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