A Minha Carne é Verdadeira Comida e o Meu Sangue Verdadeira Bebida (Jo 6,55)

Amados (as) amigos (as) deste blog tão especial, meditando o Evangelho da Solenidade do SS Corpo e Sangue de Cristo neste tempo comum Jo 6,51-58, tive um forte impacto, não por falta de conhecimento dessa passagem tão linda da comunidade joanina, mas, pela forma que aprofundei em oração esta rica e bela narração sobre o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.

Gera incompreensão na linguagem, como pode ele dar seu próprio corpo como comida e seu sangue como bebida? Diz o evangelista que a multidão de judeus que escutava Jesus falando foi surpreendida ao ouvir Jesus dizer: meu corpo é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida v. 55.

Passaram-se muitos séculos desde quando esse evangelho foi escrito, no entanto, volta a nossa cabeça a mesma pergunta dos judeus do primeiro século no confronto com a primeira comunidade cristã. 

É pergunta de fé e deve ser respondida a partir do essencial da nossa fé em Jesus Cristo. Sua Carne alimenta e seu sangue fortalece os discípulos na missão evangelizadora de ontem e de hoje.

Tomai e comei isto é o meu corpo que é dado por vocês.

Este corpo dado, doado e partido, é parte central para entendermos a mística e a espiritualidade missionária a partir da Eucaristia não como um mero sacramento devocional, mas, como um sinal de comprometimento com o Espírito daquele que doou sua vida pela vida de muitos.

Para mim, celebrar esta solenidade na Igreja, é tomar uma forte de decisão de se doar por inteiro na missão de anunciar a Boa Nova com Alegria de quem fez o encontro pessoal com Jesus Cristo.

Podemos correr o risco de ficar na dimensão solene do rito e não descer ao mais profundo do sentido litúrgico que esta celebração nos propõe. Ou seja, nos aprisionarmos à estetização da celebração e não fazer a experiência do encontro com aquele que deu sua própria carne como verdadeira comida e seu sangue como verdadeira bebida.

O Santo João Paulo II, na sua Encíclica sobre a Eucaristia é enfático ao afirmar que a Igreja vive da Eucaristia, logo toda ação da Igreja é Eucarística. Não podemos fugir da dimensão missionária da Eucaristia, esse dar sem medida pelos últimos da sociedade e que serão os primeiros no Reino de Deus.

Aqui na pequena cidade de São José de Princesa, no Sertão da Paraíba, iremos celebrar a Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo com a presença do nosso Pastor Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, 19h, o mesmo virá conviver com nossas comunidades esses dias até dia 18 domingo próximo, ele estará em missão esses dias visitando nossas comunidades e nos confirmando na fé.

Pedimos vossas orações, estamos em sintonia com toda família: O Cristão Católico.

Frei Geraldo Bezerra de Sousa, OC

Vigário Auxiliar da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho em Princesa Isabel-PB
Articulador e Animador da Missão na Área Pastoral e Missionária Nossa Senhora da Conceição - São José de Princesa - PB

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica