Digamos alguma coisa sobre o jejum,
pois muita gente, ignorando sua utilidade, pensam que ele não é necessário. E
outros, o que é ainda mais grave, rejeitam o jejum como algo inteiramente
supérfluo. Ademais, quando não se conhece bem o seu uso, pode-se fazer dele
facilmente uma prática supersticiosa.
O jejum santo e
reto visa a três diferentes finalidades: primeiro, para domar a carne, a fim de
ela não se anime em excesso; a seguir, para mais bem dispor o coração à prece,
à oração e outras santas meditações; enfim, para dar testemunho de nossa
humildade diante de Deus, quando queremos confessar perante ele o nosso pecado.
Cada vez que temos
de rogar a Deus em comum por alguma coisa importante, é bom exortar ao jejum.
Foi assim que os fiéis de Antioquia, quando impuseram as mãos a Paulo e
Barnabé, juntaram o jejum à oração (At 13,3). Neste tipo de jejum, eles não
tinham outro objetivo a não ser mais bem se dispor e se tornarem mais alegres
na oração. De fato, quando o ventre está cheio, o espírito não é muito vivaz
para elevar-se até Deus; ele experimenta menos uma ardente disposição para a
prece e é menos estimulado a perseverar.
Não entendemos como
jejum apenas a simples temperança e sobriedade no beber e no comer, mas algo a
mais. Esta restrição situa-se em três pontos: na duração, na qualidade dos
alimentos e na quantidade.
Não esqueçamos o que diz Joel: isto é, que o jejum não tem valor por si mesmo, diante de Deus, se
não é feito na aflição do coração e se o homem não tem um verdadeiro desgosto
de si e de seus pecados, em verdadeira humildade.” (In Institution
Chrétienne, IV, 12.14ss, Labor et Fides, 1958.)
Texto: João Calvino (nasceu em Noyon em 1509, e morreu em
Genebra em 1564)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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