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Os libertinos tomarão a tua mudança por um artifício de
hipocrisia e dirão que alguma desilusão sofrida no mundo te levou por pirraça a
recorrer a Deus.
Os teus amigos, por sua vez, se apressarão a te dar avisos
que supõem ser caridosos e prudentes sobre a melancolia da devoção, sobre a
perda do teu bom nome no mundo, sobre o estado de tua saúde, sobre a
necessidade de viver no mundo conformando-se aos outros e, sobretudo, sobre os
meios que temos para salvar-nos sem tantos mistérios.
Tudo isso são loucas e vãs palavras do mundo e, na verdade,
essas pessoas não têm um cuidado verdadeiro de teus negócios e de tua saúde:
Se vós fôsseis do mundo, diz Nosso Senhor, amaria o mundo o
que era seu; mas, como não sois do mundo, por isso ele vos aborrece.
Veem-se homens e mulheres passarem noites inteiras no
jogo; e haverá uma ocupação mais triste e insípida do que esta?
Entretanto, seus amigos se calam; mas, se destinamos uma
hora à meditação ou se nos levantamos mais cedo, para nos prepararmos para a
santa comunhão, mandam logo chamar o médico, para que nos cure desta melancolia
e tristeza.
Podem-se passar trinta noites a dançar, que ninguém se
queixa; mas por levantar-se na noite de Natal para a Missa do Galo, começa-se
logo a tossir e a queixar de dor de cabeça no dia seguinte.
Quem não vê que o mundo é um juiz iníquo, favorável aos seus
filhos, mas intransigente e severo para os filhos de Deus?
Só nos pervertendo com o mundo, poderíamos viver em paz
com ele, e impossível é contentar os seus caprichos – Veio João
Batista, diz o divino Salvador, o qual não comia pão nem bebia vinho, e dizeis:
Ele está possesso do demônio. Veio o Filho do Homem, come e bebe, e dizeis que
é um samaritano.
É verdade, se condescenderes com o mundo e jogares e
dançares, ele se escandalizará de ti; e, se não o fizeres, serás acusado de
hipocrisia e melancolia.
Se te vestires bem, ele te levará isso a mal, e, se te
negligenciares, ele chamará isso baixeza de coração.
A tua alegria terá ele por dissolução e a tua mortificação
por ânimo carrancudo; e, olhando-te sempre com maus olhos, jamais lhe poderás
agradar.
As nossas imperfeições ele considera pecados, os nossos
pecados veniais ele julga mortais, e malícias, as nossas enfermidades; de sorte
que, assim como a caridade, na expressão de S. Paulo, é benigna, o mundo é
maligno.
A caridade nunca pensa mal de ninguém e o mundo o pensa
sempre de toda sorte de pessoas; e, não podendo acusar as nossas ações, condena
ao menos nossas intenções.
Enfim, tenham os carneiros chifres ou não, sejam pretos ou
brancos, o lobo sempre os há de tragar, se puder.
Procedamos como quisermos, o mundo sempre nos fará guerra.
Se nos demorarmos um pouco mais no confessionário,
perguntará o que temos tanto que dizer; e, se saímos depressa, comentará que
não contamos tudo.
Espreitará todas as nossas ações e, por uma palavra um pouco
menos branda, dirá que somos insuportáveis.
Chamará avareza o cuidado por nossos negócios, e
idiotismo a nossa mansidão.
Mas, quanto aos filhos do século, sua cólera é generosidade;
sua avareza, sábia economia; e suas maneiras livres, honesto passatempo.
É bem verdade que as aranhas sempre estragam o trabalho das
abelhas!
Abandonemos este mundo cego; grite ele quanto quiser, como
uma coruja para inquietar os passarinhos do dia.
Sejamos firmes em nossos propósitos, invariáveis em
nossas resoluções e a constância mostrará que a nossa devoção é séria e
sincera.
Os cometas e os planetas parecem ter o mesmo brilho; mas os
cometas, que são corpos passageiros, desaparecem em breve, ao passo que os
planetas brilham continuamente.
Do mesmo modo muito se parece a hipocrisia com a virtude
sólida e só se distingue porque aquela não tem constância e se dissipa como a
fumaça, ao passo que esta é firme e constante.
Demais, para assegurar os começos de nossa devoção, é muito
bom sofrer desprezos e censuras injustas por sua causa; deste modo nós nos
premunimos contra a vaidade e o orgulho, que são como as parteiras do Egito, às
quais o infernal Faraó mandou matar os filhos varões dos judeus no mesmo dia de
seu nascimento.
Enfim, nós estamos crucificados para o mundo e o mundo deve
ser crucificado para nós. Ele nos toma por loucos; consideremo-lo como um
insensato.
Fonte: Assoc. Apostolado do
Sagrado Coração de Jesus
Foto retirada da internet
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