Carnaval e a Lei de Deus - Pe. Brendan Coleman

O que é o carnaval?

O carnaval tornou-se um curto período de divertimento mais intenso, antecedendo imediatamente à Santa Quaresma, que é um período de quarenta dias durante o qual os cristãos enfatizam penitências, jejuns e orações em preparação para a maior festa litúrgica do ano - a Páscoa.

Antigamente, durante a Quaresma, os cristãos se abstinham totalmente de divertimentos. Assim, aos poucos entrou o costume de divertimentos mais intensivos nos dias anteriores a este período sacro de quarenta dias. Estes dias de divertimento receberam o nome de carnaval. 

Como cristão o que devemos pensar do carnaval?

Sem dúvida, não podemos aplaudir divertimentos desenfreados. Temos que lamentar especialmente nesta época a intemperança, o abuso de drogas e a falta de pudor, que deixam enormes estragos no corpo e nas consciências das pessoas. Num mundo que já perdeu há muito tempo o sentido do pecado, a falta da dimensão sobrenatural em nossas vidas reduz a violação da Lei de Deus ao horizonte meramente humano, com as mais funestas consequências. Este horizontalismo nos leva a negação do pecado e é responsável por uma série de distorções no relacionamento social e religioso.

O cristão deve reagir contra os excessos do carnaval, evitando participar em divertimentos que ele sabe serem pecaminosos. É importante ressaltar que a Igreja Católica não é, em si, contra o divertimento sadio. Deus, mediante sua Igreja, quer ver seus filhos e filhas felizes. O que a Igreja condena são os excessos cometidos no carnaval. A embriaguez, a droga, a falta de pudor e os pecados cometidos contra o sexto mandamento de Deus, e o consequente comportamento descontrolado.  Os resultados destes excessos aparecerão nos meios de comunicação social na Quarta-feira de Cinzas, com muitos mortos em acidentes evitáveis, pessoas feridas e machucadas fisicamente e espiritualmente.

As festas carnavalescas abrigam uma gama extraordinariamente diversificada de ingredientes, desde o mais erótico ao inocente. O bom senso de cada um, e a consciência formada hão de indicar, aos que preferem carnaval, aquilo que devem utilizar, e aquilo de que se devem abster.

A alegria é boa quando não nos afasta de Deus.

O divertimento é bom e útil para o nosso equilíbrio emocional. Pois, que haja um bom carnaval, mas não haja excessos no carnaval. O cristão tem que evitar divertimentos que envolvem atos obscenos e vulgares, prazeres ilícitos, toda forma de violência e, em geral, tudo que causa depravação.

A Lei de Deus não está suspensa durante o carnaval,

muito pelo contrário, é o cumprimento desta Lei que leva à verdadeira felicidade. Portanto, que haja um bom e animado carnaval, sem exageros na bebida alcoólica, sem violência e imoralidades.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald / Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Adaptação do texto: Carnaval e a Lei de Deus
arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/artigos/artigo-carnaval-e-a-lei-de-deus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+arqfortaleza+%28Arquidiocese+de+Fortaleza%29
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica