Pular para o conteúdo principal

Santa Águeda ou Ágata - Mártir - 05 de fevereiro

Nós imploramos a Vós, Ó Senhor, para nos dar o perdão de nossos pecados pela intercessão de Santa Agatha, virgem e mártir, que estava sempre agradando a Vós, pela sua eminente castidade e pelas suas virtudes. Ó ilustre virgem e mártir, Santa Agatha, me guarde e me mantenha prostrado diante do trono onde a colocou Jesus e aonde mais venha a ti agradar. Cheia de confiança na tua proteção, eu peço a ti e a São Pedro, que a ti visitastes na sua mais dolorosa hora, intercedam por mim junto a Cristo e que do mais alto dos céus, se dignem a lançar um olhar piedoso para este humilde servo. Esposa de Cristo, me sustente no sofrimento, fortificai-me nas tentações, protegei-me nos perigos que me rodeiam, e obtenha as graças necessárias para mim, para a maior glória de Deus e para a salvação de minha alma. E acima de tudo, me assista na hora da minha morte Santa Agatha, poderosa junto a Deus, orai por nós. Ó, Santíssima Trindade, nós agradecemos pelas graças que concedestes à Piíssima Santa Agatha, e através da sua intercessão imploramos a Vossa misericórdia e a salvação de nossa alma, apesar de todas as nossas misérias, fraquezas e iniquidade. Amém! 

Santa Águeda ou Ágata como também era chamada tornou-se mártir da Igreja, pois morreu defendendo sua fé. Era italiana, nasceu por volta do ano 230 na Catânia (Sicília), pertencia a uma família nobre e rica. Viveu durante a dominação do pro-cônsul Quinciano e foi martirizada durante as perseguições de Décio “o Diocleciano”.

Muito bela, ainda na infância prometeu se manter casta para servir a Deus, na pobreza e humildade. Não quebrar essa promessa lhe custou à vida, porque o governador da Sicília se interessou pela casta jovem e a pediu em casamento. Águeda recusou o convite, expondo seus motivos religiosos. Enraivecido, o político a enviou ao tribunal que a entregou a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como isso não aconteceu, ela foi entregue aos carrascos para que fosse morta, por ser cristã.

As torturas narradas pelas quais passou à virgem são de arrepiar e estarrecer. Depois de esbofeteada e chicoteada, Águeda foi colocada sobre chapas de cobre em brasa e posteriormente mandada de volta à prisão.

Neste retorno, ela teve a graça de "ver" o Apóstolo São Pedro, o que a revitalizou na fé. Seus carrascos que esperavam vê-la fraquejar em suas convicções se surpreenderam com sua firmeza na fé, por isso a submeteram a outras cruéis torturas, desta vez com o desconjuntamento dos ossos e o dilaceramento dos seios. Foi arrastada por sobre cacos de vidros e carvões em brasa.

Depois de passar por esses tormentos, foi conduzida ao cárcere e ali morreu, enquanto rezava pedindo a Deus para parar a erupção do vulcão Etna, que iniciara bem na hora do seu martírio. Assim que ela expirou o vulcão se aquietou e as lavas cessaram. Até hoje o povo costuma pedir a sua intercessão para protegê-lo contra a lava do vulcão Etna, sempre que este começa a ameaçá-los. Santa Águeda é invocada contra os perigos do incêndio.

O martírio de Águeda aconteceu durante o império de Décio, no seu terceiro consulado, no ano de 251. Santa Águeda é uma das santas mais populares da Itália, e uma das mais conhecidas mártires do cristianismo dos primeiros séculos. Apenas Roma chegou a ter doze igrejas dedicadas a ela.

Santa Águeda morreu no dia 5 de fevereiro com relação ao ano há uma duvida entre os historiadores, 251 ou 254. Suas relíquias no ano de 1040 foram levadas por um general bizantino a Constantinopla. Passados 86 anos dois soldados franceses roubaram as relíquias e as entregaram ao bispo Maurício no Castelo de Aci e em 17 de agosto de 1126 as relíquias retornaram a Catânia.

Fonte: Edições Paulinas - O Arcanjo - Wikipédia
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...