Quando se fala da caridade nos escritos apostólicos, nunca
se fala em abstrato, de modo genérico. O fundo é sempre a edificação da
comunidade cristã. Em outras palavras, o primeiro âmbito de exercício da
caridade tem que ser a Igreja e, mais concretamente, a comunidade em que se
vive, as pessoas com que se têm relações cotidianas. Assim deve ser hoje ainda,
em particular no coração da Igreja, entre os que trabalham em contato estreito
com o Sumo Pontífice.
Durante certo tempo, na antiguidade, designou-se com o termo
caridade, ágape, não só a refeição fraterna que os cristãos faziam juntos, mas
também a Igreja inteira [5]. O mártir Santo Inácio de Antioquia saúda a Igreja
de Roma como a que “preside a caridade (ágape)”, ou seja, a “fraternidade
cristã”, no conjunto de todas as igrejas [6]. Esta frase não afirma só o fato
do primado, mas também a sua natureza, o modo de exercê-lo: na caridade.
A Igreja tem necessidade urgente de uma camada de caridade que
restaure as suas fraturas.
Paulo VI dizia num discurso: “A Igreja precisa sentir
refluir por todas as suas faculdades humanas a onda do amor, daquele amor que
se chama caridade, e que se difunde em nossos corpos por obra do Espírito Santo
dado a nós” [7]. Só o amor cura. É o óleo do samaritano. Óleo também porque tem
que flutuar acima de tudo, como o óleo sobre os líquidos. “Acima de tudo esteja
a caridade, vínculo da perfeição” (Col 3,14). Acima de tudo, super omnia.
Portanto, acima da fé e da esperança, da disciplina, da autoridade, ainda que,
evidentemente, as próprias disciplina e autoridade podem ser uma expressão da
caridade. Não há unidade sem caridade, e, se houvesse, seria uma unidade de
pouco valor para Deus.
Um âmbito importante em que trabalhar é o dos julgamentos
mútuos. Paulo escrevia aos Romanos: “Por que julgas o teu irmão? Por que desprezas o teu
irmão? Deixemos de julgar-nos uns aos outros” (Rm 14, 10.13). Antes
dele, Jesus tinha dito: “Não julgueis, para não serdes julgados.[...] Por que
observas o cisco no olho do teu irmão e não vês a trave no teu?” (Mt 7, 1-3).
Compara o pecado do próximo (o pecado julgado), seja qual for, a um cisco,
diante do pecado de quem julga (o pecado de julgar), que é uma trave. A trave é
o próprio fato de julgar, tão grave ele é perante Deus.
O discurso sobre julgamentos é delicado e complexo. Se ficar
pela metade, parece pouco realista. Como é que se pode viver sem julgar nunca?
O juízo é implícito em nós até num olhar. Não podemos observar, escutar, viver,
sem fazer avaliações, ou seja, sem julgar. Um pai, um superior, um confessor,
um juiz, qualquer um que tenha responsabilidade sobre outros, precisa julgar.
Às vezes, até, como é o caso de muitos aqui na cúria, o julgar é, precisamente,
o tipo de serviço que se é chamado a prestar à sociedade ou à Igreja.
Realmente, não é tanto o julgar que deve ser extirpado do nosso
coração, mas o veneno do nosso julgar!
O rancor, a condenação. Na redação de Lucas, o mandado de
Jesus “Não julgueis e não sereis julgados” é seguido imediatamente, como para
explicitar o sentido destas palavras, pelo mandado “Não condeneis e não sereis
condenados” (Lc 6,37). Em si, julgar é uma ação neutra. O juízo pode terminar
tanto em condenação quanto em absolvição e justificação. São os juízos
negativos os que a palavra de Deus reprime e elimina, aqueles que condenam o
pecador junto com o pecado, aqueles que olham mais para a punição do que para a
correção do irmão.
Outro ponto qualificador da caridade sincera é a estima:
“Lutai para vos estimardes mutuamente” (Rm 12,10). Para estimar o irmão, é
preciso não estimar demais a si mesmo, não ser sempre seguro de si. É preciso,
diz o Apóstolo, “não ter uma visão alta demais de si próprio” (Rm 12,3). Quem
tem uma ideia muito alta de si mesmo é como um homem que, à noite, tem diante
dos olhos uma fonte de luz intensa: não consegue ver nada além dela; não
consegue ver a luz dos irmãos, seus dotes e seus valores.
“Minimizar” deve se tornar o nosso verbo preferido nas
relações com os outros: minimizar os nossos destaques e minimizar os defeitos
alheios. Não minimizar os nossos defeitos e os destaques alheios, como somos
tantas vezes levados a fazer; é diametralmente o oposto! Há uma fábula de Esopo
a este respeito; reelaborada por La Fontaine, ela diz assim:
“Ao chegar a este vale, cada um traz ao ombro um duplo
embornal. Dentro do embornal dianteiro, lança prazenteiro os defeitos do
próximo, enquanto no outro lança os próprios”[8].
Deveríamos inverter: lançar os nossos próprios defeitos na
sacola que temos à nossa frente, e os defeitos dos outros deixá-los na sacola
que fica para trás. São Tiago admoesta: “Não faleis mal uns dos outros” (Tg 4,11).
A fofoca parece ter virado coisa inocente, mas é uma das que
mais poluem a vida em grupo. Não basta não falar mal dos outros; precisamos
também impedir que os outros o façam em nossa presença; fazê-los notar, mesmo
que silenciosamente, que não estamos de acordo. Como é diferente o ar que
respiramos num ambiente de trabalho ou numa comunidade quando levamos a sério a
admoestação de São Tiago! Em muitos locais públicos está escrito “Aqui não se
fuma”. Antigamente havia até alguns avisos de “Aqui não se blasfema”. Não faria
mal acrescentar, em alguns casos, “Aqui não se fofoca”.
Terminemos ouvindo como dirigida a nós mesmos a exortação do
Apóstolo à comunidade dos filipenses, tão amada por ele: “Tornai plena a minha
alegria cultivando um só pensar, um mesmo amor, sendo unânimes e nutrindo um só
sentimento. Nada façais por espírito de separação ou por vanglória, mas, com
humildade, cada um repute os outros superiores a si mesmo, procurando não o
próprio interesse, mas o do próximo. Tende em vós os mesmos sentimentos de
Cristo Jesus” (Fil 2, 2-5).
Notas:
[1]. Cf. S. Kierkegaard, Os
atos do amor, versão italiana, Milão, Rusconi, 1983, p. 163.
[2]. Bento XVI, Jesus de
Nazaré, II Parte, Livraria Editora Vaticana, 2011, p. 76.
[3]. S. Catarina de Sena,
Diálogo 64.
[4]. S. Agostinho, Comentário
à Primeira Carta de João, 6,2 (PL 35, 2020).
[5]. Lampe, A Patristic Greek Lexicon, Oxford 1961, p. 8
[6]. S. Inácio de Antioquia,
Carta aos Romanos, saudação.
[7]. Audiência geral de 29 de
novembro de 1972 (Insegnamenti di Paolo VI, Tipografia Poliglotta Vaticana, X,
pp. 1210).
[8]. J. de La Fontaine,
Fábulas, I, 7
1ª Parte: Amarás o teu próximo como a ti
mesmo
2ª Parte: Amai-vos de coração sincero
3ª Parte: A caridade edifica
Fonte: cantalamessa.org/?p=254&lang=pt
Foto retirada da internet
caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.
DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO
Fique com Deus e sob a
proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica
Se
desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático,
obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.
Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica