Pular para o conteúdo principal

Ser guiado pelo Espírito Santo - São João Vianney

O homem é todo terreno e todo animal; só o Espírito Santo pode elevar-lhe a alma e levá-lo para o alto.

Porque é que os Santos eram tão desapegados da terra? Porque se deixavam conduzir pelo Espírito Santo.

Os que são guiados pelo Espírito Santo têm ideias justas. Aí está porque há tantos ignorantes que são mais sabidos que os sábios. Quando somos conduzidos por um Deus de força e de luz, não nos podemos iludir.


Como essas lunetas que aumentam os objetos, o Espírito Santo faz-nos ver o bem e o mal em ponto grande. Com o Espírito Santo, vê-se tudo em ponto grande; vê-se a grandeza das menores ações feitas por Deus e a grandeza das menores faltas.

Assim como um relojoeiro com suas lunetas distingue as mais pequenas engrenagens dum relógio de algibeira, com as luzes do Espírito Santo nós distinguimos todos as minúcias da nossa pobre vida. Então, as menores imperfeições parecem muito grandes, e os menores pecados causam horror.

Os que têm o Espírito Santo não se podem mentir a si próprios, tanto conhecem a sua pobre miséria.

Os orgulhosos são os que não têm o Espírito Santo.

As pessoas do mundo não tem o Espírito Santo, ou se o tem, é só de passagem: ele não para nelas. O barulho do mundo o faz partir.

Os olhos do mundo não vêm mais longe que a vida. Os olhos do cristão vêm até o fundo da eternidade.

Para o homem que se deixa guiar pelo Espírito Santo, parece que não há mundo; para o mundo, parece que não há Deus… Uma alma que tem o Espírito Santo nunca se aborrece na presença de Deus: sai-lhe do coração uma transpiração de amor.

Quando se tem o Espírito Santo, o coração se dilata. Banha-se no amor divino. O peixe nunca se queixa de ter água demais; assim também, o bom cristão nunca se queixa de estar demasiado tempo com o bom Deus. Há muitos que acham a religião aborrecida, é que não tem o Espírito Santo.

Se perguntássemos aos condenados: “Porque é que estais no inferno?” Eles responderiam: “Por havermos resistido ao Espírito Santo.” E se perguntássemos aos santos: “Porque é que estais no céu?” eles responderiam: “Por havermos escutado o Espírito Santo.”

O bom Deus, enviando-nos o Espírito Santo, fez a nosso respeito como um grande rei que incumbisse o seu ministro de guiar um súdito seu, dizendo: “Acompanhareis esse homem por toda parte, e o reconduzireis são e salvo.” Como é belo ser acompanhado pelo Espírito Santo! É um bom guia esse… E dizer que há tantos que o não querem seguir!

O Espírito Santo repousa nas almas justas como a pomba no ninho. Acalenta os bons desejos numa alma pura, como a pomba acalenta os seus petizes.

O espírito Santo repousa numa alma pura como num leito de rosas. Sai da alma em que reside o Espírito Santo um bom odor: como o da vinha quando esta em flor.

Qual uma bela pomba branca, que sai do meio das águas e vem sacudir as asas na terra, o Espírito Santo sai do oceano infinito das perfeições divinas e vem bater asas sobre as almas puras para destilar nelas o bálsamo do amor.

Fonte: saopiov.org - aascj.org.br
O que é ser guiado pelo Espírito Santo? Veja o que diz São João Vianney
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...