Prefácio do Advento I - Ofício do dia
Cor: Roxo - Ano “A” Mateus
Antífona: Jr 31,10; Is 35,4
- Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa nova até os confins
da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador.
Oração do Dia: Senhor Deus, dais-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso
Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o
seu louvor. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Livro do Profeta
Isaías 4,2-6
Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o
fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. Então,
os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos,
a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém.
Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de
Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de
justiça e de purificação, ele criará em todo o lugar do monte Sião e em suas
assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a
noite: e será proteção para toda a sua glória, uma tenda para dar sombra contra
o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva. -
Palavra do Senhor.
Comentário: A vinda de Cristo é o ponto
central de toda a história, o evento verdadeiramente único, para cada pessoa,
para a humanidade e, sobretudo para a Igreja. A sua celebração, mais que
recordação, é tomada de consciência de uma realidade em fase de realização.
Aquele “germe” surge sobre a rocha, aquele “resto” foi purificado pelo
sofrimento. A este preço o “Espírito de Justiça” e de “extermínio” produz nova
alegria de vida, de santidade e de amizade com Deus. As promessas de
fertilidade, que contrastam com o duro trabalho com que o homem rasga a terra
para seu sustento, dizem então que esta renovação é um dom. Cabe a nós, hoje,
amanhã e sempre, aceitar esta dinâmica. A vida do cristão é meio para a
glorificação final, mas se desdobra no empenho cotidiano de renúncia, de
arrependimento, de purificação, de si próprio, da sociedade e da Igreja, para
que o Natal não se reduza a cerimônias, mas seja uma real celebração do
acontecimento salvífico da vinda de Cristo. (Missal Cotidiano)
Salmo: 121 (122), 1-2.
3-4a. (4b-5. 6-7) 8-9 (R. 1)
Que alegria,
quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Que alegria, quando
ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.
Jerusalém, cidade
bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as
tribos do Senhor.
Para louvar,
segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono
de Davi.
Rogai que viva em
paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus
muros, tranquilidade em teus palácios!
Por amor a meus
irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do
Senhor, eu te desejo todo bem!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-11
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um
oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de
cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu:
“Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em
minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também
sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele
vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o
faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam:
“Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse
tanta fé.
Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente,
e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. - Palavra da Salvação.
Comentários:
A
presença de Jesus no meio dos homens significa a chegada dos tempos messiânicos
e o pleno cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento. Os sinais que
Jesus realiza atestam este fato. Mas para que as pessoas participem do Reino de
Deus de modo a usufruir dos dons que lhes são oferecidos nestes tempos
messiânicos, faz-se necessária a aceitação plena de Jesus e de sua palavra,
assim como a adesão à causa do Reino de Deus. Não basta ser católico para
participar das coisas do alto, é necessário assumir a fé e ter uma vida
coerente com ela. (CNBB)
A
religiosidade judaica considerava impuros todos os pagãos. Este era o motivo por
que se proibia todo e qualquer contato com eles, por serem transmissores de
impureza. Não era permitido mesmo uma simples conversa com eles, muito menos ir
à casa deles. Jesus procurou distanciar-se dos preconceitos sociais e
religiosos que pudessem afastá-lo das pessoas. Sua missão de salvar o povo de
seus pecados exigia dele contatar com todos, sem exceção, para comunicar-lhes a
salvação divina de que era portador. Sua salvação era universal, não tinha
barreiras. Importava-lhe comunicá-la a todos. O episódio bíblico fala de um
pagão, conhecedor de sua inferioridade como gentio, mas portador de uma fé de
alta qualidade. Indigno de receber Jesus em sua casa, para que este não se
contaminasse, suplicou-lhe que curasse o seu servo com sua palavra poderosa.
Seu pedido foi prontamente atendido por estar sustentado por uma imensa fé
desconhecida em Israel. O milagre operado por Jesus implodiu os preconceitos
religiosos de sua época. Para ele não existe diferença entre judeus e pagãos,
pois todos são igualmente dignos de beneficiar-se da misericórdia divina. A
impureza não está ligada à origem étnica. Portanto, o contato com um pagão
cheio de fé nada tem de impuro. Daí seu direito de "sentar-se à mesa com
Abraão, Isaac e Jacó no Reino dos Céus", em pé de igualdade com os fiéis
judeus. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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