Ação do Espírito Santo - Quanto aos homens

O que faz, na terra, o Espírito Santo? Parte II

Quanto aos homens, o Espírito Santo veio para ensinar toda a verdade, para consolar e para fortalecer. Toda a verdade foi revelada pelo Espírito Santo aos Apóstolos. A Revelação termina com o último apóstolo, que foi São João Evangelista.

A Igreja Católica Apostólica Romana foi instituída para defender, guardar, explicitar e propagar as verdades Reveladas por Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito Santo aos apóstolos. O Espírito Santo, com sua assistência, assegura a fidelidade da Igreja à verdade revelada, na Sagrada Escritura bem como na Tradição, garantindo assim que o ensinamento de Cristo chegue até o final dos tempos.


Foi o Espírito Santo que deu a coragem e o zelo missionário aos apóstolos, para que eles propagassem a boa-nova do Evangelho até os confins da terra.

O Espírito Santo nos ensina a verdade iluminando as nossas inteligências, para que possamos conhecer e aderir às verdades reveladas por Cristo e por Ele, através do Magistério da Santa Igreja.

Também quanto aos homens, o Espírito Santo veio para consolá-los. Ele veio sustentar os justos nas provações da vida cristã, para ajudá-los nas desgraças.

Veio para nos encorajar no bom caminho, neste vale de lágrimas em que vivemos. O Espírito Santo veio para nos unir em tudo a Nosso Senhor Jesus Cristo.

E Ele veio consolar não só os pecadores, mas também os justos, ferindo-os com o remorso, estimulando-os ao arrependimento, fazendo-os ver que o perdão dos pecados e a mudança de vida é perfeitamente possível.

Ainda quanto aos homens, o Espírito Santo veio fortalecê-los, para que possam resistir a todas as adversidades desse mundo e aos ataques do demônio e dos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas.

Nesse combate, contra esse ambiente anticatólico em que as pessoas vivem totalmente esquecidas de Deus e entregues por completo à vida mundana, é necessária essa fortaleza dada pelo Espírito Santo.

Precisamos dessa fortaleza para resistir às falsas máximas do mundo, tal como esta: “Deus é bom e compreensivo, não vai nos condenar por nos divertirmos um pouco; vestir-se segundo a moda, divertir-se muito, é isso que se deve procurar; o principal é a saúde e uma vida longa”…

Precisamos da assistência do Espírito Santo para resistir às zombarias e perseguições do mundo contra a autêntica vida de piedade, contra as pessoas que se vestem de modo honesto e decente, contra a delicadeza de consciência na profissão e em todas as ações.

Precisamos dessa fortaleza dada pelo Espírito Santo para resistir às zombarias contra as leis santas do matrimônio, leis que o mundo julga antiquadas ou impossíveis de serem praticadas, leis que o mundo subverte completamente.

É preciso dessa fortaleza para resistir aos escândalos e maus exemplos praticamente onipresentes, bastando sair às ruas para vê-los, ou abrir um jornal…

Precisamos dessa fortaleza para resistir às diversões cada vez mais abundantes e refinadas e imorais: teatros, músicas, filmes, danças, praias, piscinas, jornais, revistas, modas indecentes, conversas torpes, piadas provocadoras, frases de duplo sentido. O mundo parece nos indicar que para se divertir é preciso pecar.

Finalmente, com relação a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo veio para glorificá-lo. Jesus, com sua vinda à terra, glorificou Deus Pai, com sua obediência, com sua doutrina e com seus milagres.

Deus Filho glorificou o Pai, dando testemunho do Pai. Deus Espírito Santo veio para que Deus Filho seja glorificado, isto é, para que Nosso Senhor seja conhecido, amado e servido. O Espírito Santo, assistindo a Igreja, propagou por toda a terra a verdade sobre Deus e sobre seu amor por nós.

Que grande graça é para nós a vinda do Espírito Santo, afastando-nos do pecado de injustiça contra as pessoas virtuosas, e levando-nos a Nosso Senhor Jesus Cristo ao nos ensinar a verdade, ao nos consolar e nos fortalecer.

Fonte: aascj.org.br
Baseado em: saopiov.org
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica