Cristianismo é fé. Esta é sua característica específica.
"Nós afirmamos muito facilmente, como pressuposto, que religião e fé são a
mesma coisa. Mas isso só é verdade até certo ponto...
Por exemplo, o Antigo Testamento se apresentou, em seu
conjunto, não sob o conceito de fé, mas de lei.
Encama primariamente um gênero de vida, no âmbito do qual o
ato de fé vai continuamente adquirindo maior importância.
Mais tarde, para a religiosidade romana não é realmente
decisivo que se emita um ato de fé no sobrenatural; ele pode, decerto, faltar
sem, por isso, diminuir a religião. Sendo a religião essencialmente um sistema
de ritos, o elemento determinante é representado a seus olhos pela minuciosa
observância das cerimônias“. (J. Ratzinger).
O justo viverá pela fé
A história da fé começa com Abraão. Sua atitude diante de
Deus é de fé. Ainda que nosso pai na fé não tenha percebido distintamente o
objeto de sua fé, teve, entretanto, todas as condições pessoais necessárias a
fé. Respondeu prontamente sim ao chamado de Deus que derruba seus planos,
disposto a dar-lhe tudo, até o filho, desprezando todo cálculo humano.
Superou as aparentes contradições para entregar-se somente à
palavra de Deus, e nela viu a verdade que salva.
Durante toda a história do povo de Deus, os profetas foram
os arautos da fé; convidaram a superar as seguranças e alianças humanas para se
apegar com confiança à palavra dada por Deus.
Crer é dar-se a Deus. Vemo-lo na primeira leitura: Deus
"parece" ausente da história. O profeta o interroga sobre o enigma da
opressão e da injustiça que invadem a sociedade em que vive, tanto dentro de
Israel como entre as nações pelas quais os fracos são esmagados. Deus responde
que a fé é o único caminho para compreender o mistério da história.
A resposta de Deus, porém, não é fácil consolação: fala de
espera ainda longa. O que importa é permanecer firmemente ancorados só em Deus;
crer no seu amor apesar de todas as aparências contrárias, porque sua palavra
não nos pode enganar.
A fé é adesão
incondicional à pessoa de Jesus
No Novo Testamento o objeto da fé atinge a plenitude: o
Filho de Deus se manifesta e seu reino é constituído. Mas a atitude pessoal
continua a mesma; uma decisão da vontade que ama, move a inteligência a superar
os cálculos humanos para entregar-se a Deus com toda fidelidade.
A fé não consiste, pois, tanto numa adesão intelectual a uma
série de verdades abstratas, mas é a adesão incondicional a uma pessoa, a Deus,
que nos propõe seu amor em Cristo morto e ressuscitado. A fé é, portanto,
obediência a Deus, comunhão com ele, vitória sobre a solidão.
É dom de Deus, mas dom que espera nossa livre resposta, que
quer tornar-se a alma da nossa vida cotidiana e da comunidade cristã.
Fé como libertação de
todos os Ídolos
É também conhecimento novo, modo de ler a realidade com o
olhar de Cristo.
"A fé é virtude, atitude habitual da alma, inclinação
permanente a julgar e agir segundo o pensamento de Cristo com espontaneidade e
vigor". (RdC 52)
O cristão animado pela fé, nela encontra a crítica
permanente a todas as ideologias e a libertação de todos os Ídolos. "Esta
é a vitória que venceu o mundo, a nossa fé" (1Jo 5,4).
O cristão vive hoje num mundo secularizado do qual Deus está
ausente, que vive e se organiza sem ele. Com sua fé, tem o cristão neste mundo
a tarefa de destruir as falsas seguranças propondo-lhe as questões fundamentais
e oferecendo a todos sua grande esperança. A fé cristã é posta diante de um
desafio: tomar-se propugnadora de problemas que nenhum laboratório, experiência
ou computador eletrônico podem resolver, e que, no entanto, decidem o destino
do homem e do mundo.
Portanto, é mais do que atual para os cristãos a invocação
dos discípulos: "Senhor, aumentai a nossa fé".
·
Primeira Leitura:
Profecia de Habacuc 1,2-3; 2,2-4
·
Salmo: 94,1-2.6-7.8-9
(R. 8)
·
Segunda Leitura:
2ª Carta de São Paulo a Timóteo 1,6-8.13-14
·
Evangelho:
de Jesus Cristo segundo Lucas 17,5-10
Fonte:
Missal Dominical (Paulus)
Foto retirada da internet
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