A primeira igreja católica no mundo e no brasil - Curiosidades Católicas

Primeira igreja católica no mundo

Debaixo da Igreja de Saint Georgeous em Rihab, Mafraq, encontra-se o que arqueólogos descrevem como a primeira igreja cristã no mundo. "Descobrimos aquilo que consideramos ser a primeira igreja do mundo, datada de 33 d.C a 70 d.C", disse o arqueólogo Abdul Qader Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos de Rihab. "Temos provas que nos permitem acreditar que esta igreja abrigou os primeiros cristãos: os 70 discípulos de Jesus Cristo", acrescentou o estudioso.


Os primeiros cristãos, descritos numa inscrição de um mosaico do piso da igreja de Saint Georgeous como "os 70 bem amados pelo Divino Deus", teriam fugido de Jerusalém, durante a perseguição aos cristãos, dirigindo-se para o norte da Jordânia, especialmente para Rihab, segundo declaração do arqueólogo. Citando fontes históricas, o especialista disse que os 70 viveram e praticaram seus rituais em segredo nesta igreja subterrânea. ”Nós acreditamos que eles não deixavam a caverna e lá viveram até a religião cristã ser liberada e abraçada pelos governantes romanos, ocasião em que a igreja de St. Georgeous foi construída”, disse também Hussan.

Saint Georgeous é considerada como o mais antigo templo cristão do mundo, tendo sido edificado em 230 d.C. Este privilégio só é contestado por uma igreja descoberta em 1998, em escavações em Aqaba, também remontando ao séc. 3º d.C. Objetos encontrados em escavações no cemitério próximo à caverna de Rihab oferecem indícios valiosos, de acordo com Hussan. "Encontramos artefatos de cerâmica, datados do 3º ao 7º séculos", acrescentou.

As descobertas mostram que os primeiros cristãos e outros seguidores que se juntaram a eles continuaram vivendo na região até depois do domínio romano. "Descendo um pouco na caverna, encontramos uma área circular, que acreditamos ser a abside, e vários assentos de pedra para os eclesiásticos", acrescentou.

Primeira igreja do Brasil

Foi erguida por dois frades franciscanos menores que chegaram a Porto Seguro, na expedição de Gonçalo Coelho, em 1503. Essa igreja tinha a invocação do Seráfico Patriarca São Francisco. Era a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória. Em 19 de junho de 1505, o povoado foi massacrado pelos índios. Um novo templo foi construído por volta de 1515, mantendo-se em culto até 1730, quando entrou em processo de ruína.

Com a criação da primeira vila, em 1532, criou-se também a primeira paróquia em São Vicente, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, subordinada à Diocese do Funchal, na Ilha da Madeira. O primeiro pároco foi o padre Gonçalo Monteiro.

A partir de 1534, com a criação das Capitanias Hereditárias, outras paróquias foram criadas ao longo da costa brasileira, também subordinadas a Funchal. Após a fundação da Cidade do Salvador, fundou-se a primeira Diocese do Brasil, a de São Salvador da Bahia, em 25 de fevereiro de 1551, desmembrada do Bispado do Funchal. O primeiro bispo foi Dom Pedro Fernandes Sardinha, que chegou a Salvador em 1552. Ele consagrou, provisoriamente, a “Igreja da Ajuda” como a primeira Catedral do Brasil. Em 1553, iniciou-se a construção do primeiro templo específico para a Sé Primacial do Brasil. Em 16 de novembro de 1676 foi criada a primeira Sé Metropolitana do Brasil, com a elevação da Diocese de São Salvador à categoria de Arquidiocese.

Fonte:
afamiliacatolica.blogspot.com.br/ 2008/06/descoberta-primeira-igreja-crist-do.html
historia-brasil.com/colonia/primeiras-igrejas.htm
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica