Quem se gloria, gloria-se no Senhor - São Basílio Magno

Não se glorie o sábio na sua sabedoria, não se glorie o forte na sua força, não se glorie o rico na sua riqueza. Mas onde está a verdadeira glória do homem? Onde está a sua grandeza? Quem se gloria - diz a Escritura -  glorie-se nisto: em conhecer e compreender que Eu sou o Senhor.


A grandeza do homem, a sua glória e a sua dignidade consistem em conhecer onde está a verdadeira grandeza e segui-la de todo o coração, em buscar com ardor a glória que vem da glória do Senhor. [...]

Portanto, quem se gloria no Senhor de modo perfeito e irrepreensível é aquele que não se exalta com a sua própria justiça, mas reconhece que não a tem e compreende que só na fé em Cristo está a sua justificação. Nisto precisamente se gloria Paulo: desprezando a sua própria justiça, busca apenas aquela que vem de Deus por meio de Jesus Cristo, ou seja, a justiça na fé, a fim de conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, configurando-se a Ele na sua morte, na esperança de vir a alcançar a ressurreição dos mortos.

Assim cai por terra toda a altivez e soberba.

O único motivo de glória que te resta, ó homem, e o único motivo de esperança, está em fazer morrer tudo o que é teu e buscar a vida futura em Cristo. Mas nós já possuímos as primícias desta vida e, portanto, ela já começou em nós, uma vez que vivemos inteiramente na graça e no dom de Deus. [...]

Deus livra-nos dos perigos para além de toda a esperança humana. No nosso interior sentimos a sentença de morte - diz ainda o Apóstolo - para que não ponhamos a confiança em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos. Foi Ele que nos libertou dessa morte iminente e temos a esperança de que Ele nos libertará também agora.

São Basílio Magno (329/379)
Bispo de Cesareia e Doutor da Igreja

Fonte: News.va
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica