Pular para o conteúdo principal

O Joio e o Trigo - Parábola Igreja Católica

Parábola do Inimigo do Reino - (Mt 13,24-30)

Jesus contou outra parábola à multidão: O Reino do Céu é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Uma noite, quando todos dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu, e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono, e lhe disseram: “Senhor, não semeaste boas semente no teu campo? Donde veio então o joio?”. O dono respondeu: “Foi algum inimigo que fez isso”.


Os empregados lhe perguntaram: “Queres que arranquemos o joio?”. O dono respondeu: “Não. Pode acontecer que, arrancando o joio, vocês arranquem também o trigo: Deixem crescer um e outro até a colheita. E no tempo da colheita direi aos ceifadores: arranquem primeiro o joio, e o amarrem em feixes para ser queimado. Depois recolham o trigo no meu celeiro!”

Que tal entender um pouco da história?

Se nossa reflexão se resumisse apenas no entendimento da parábola seria muito fácil, pois o próprio Jesus explicou em Mateus 13,37-43:

1.    Quem semeia a boa semente é o Filho do Homem.
2.    O Campo é o mundo.
3.    A boa semente são os que pertencem ao Reino.
4.    O joio são os que pertencem ao maligno.
5.    O inimigo que semeou o joio é o diabo.
6.    A colheita é o fim dos tempos.
7.    Os ceifadores são os anjos.
8.    Assim como o joio é recolhido e queimado no fogo, o mesmo também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles recolherão todos os que levam os outros a pecar e os que praticam o mal, e depois os lançarão na fornalha.
9.    Os justos brilharam como o sol no Reino de seu Pai.

Vamos refletir:

A nós, interessa saber como conviver com esse mal sem nos deixar contaminar. Logo no inicio da parábola Jesus deixa bem claro qual seria o primeiro passo, “quando todos dormiam, veio o inimigo”, ou seja, “orai e vigiai”. Não devemos viver nesse mundo como meros espectadores, na base do “deixa está para ver como é que fica”.

Muitas vezes devido ao nosso comodismo ou até mesmo para evitar um confronto, somos impelidos a permitir que o mal tome espaço em nosso meio, esquecendo que é dever do “trigo” crescer e mostrar que é superior, que é diferente. Quantas vezes em nossa vida, calamos ante uma injustiça ou uma mentira. Quantas vezes o joio é semeado em nosso ambiente de trabalho, em nosso lar, em nossa comunidade, até dentro da nossa Igreja. Devemos lembrar que a maior força do “joio” é a nossa omissão.

“Orai e vigiai”, só através da oração e da vivencia do amor de Deus, nos policiando a cada instante, é que podemos ser o “sal da terra”. 

Segundo passo: “Senhor, não semeaste boas semente”. Será que cabe a nós questionarmos porque o mal existe. Será que preferiríamos ser robôs, sem direito ao livre arbítrio. Será que... Se formos relacionar todos os “será que”, com certeza vamos descobrir que é devido a nossa falta de entrega, de fé incondicional, de abandono nas mãos do Senhor, que o mal exerce poder neste mundo. “Toma Senhor à direção”.

Terceiro passo: “Deixem crescer um e outro até à colheita”. “Deixar crescer” não quer dizer “deixar dominar”, “um ao lado do outro” não quer dizer “partilhar da mesma mesa”. Nós, verdadeiros cristãos somos obrigados a conviver com a presença do mal nessa vida, mas, não devemos permitir que ele faça parte de nossa caminhada. Não devemos permitir que a falta do perdão, derrube a ponte que nos liga a Deus. Devemos estar sempre prontos para acolher com carinho a quem nos estende a mão, pois só assim ouviremos do Senhor: “recolham o trigo no meu celeiro”.

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...