Formação de Intercessores - Igreja Católica

I Timóteo 2, 1. Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças em favor de todos os homens, 2. pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. 3. Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. 4. Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 8. Quero, portanto, que os homens orem em todo lugar, erguendo mãos limpas, sem ira e sem discussões. 

Já percebemos logo de inicio que é nossa missão - designada por Deus - interceder uns pelos outros.  São Paulo esclarece que a nossa oração deverá ser suplicante, mas também corajosa afim de que a nossa intercessão seja dirigida a Deus com a certeza de que Ele nos ouve e usará de Sua misericórdia para aquilo que nos for favorável.

O Apóstolo também deixa claro que intercedemos por todos, independente de o julgarmos merecedor ou não.

O que deve prevalecer sempre é a vontade de Deus, só a Ele cabe decidir quem é justo ou injusto, é um risco muito grande o intercessor que se acha no direito de decidir quem é merecedor da graça.

Deus infinitamente misericordioso quer a salvação de todos, por isso, nos dá a graça e confia a nós através da intercessão a participação na obra divina da salvação humana. Que o nosso gesto de interceder seja sempre guiado pelo Espírito Santo.

Jesus se rebaixou a condição humana e através de sua Morte e Ressurreição, nos resgatou da condição de escravos e nos elevou ao patamar de filhos. Sabemos que só o amor em plenitude faz com que um Deus se submeta a uma condição mortal, e é este mesmo sentimento que deve mover o intercessor, uma afeição que nos permita se colocar na presença de Deus como advogado do irmão, mas para conseguirmos alcançar esse estágio é primordial seguirmos os passos do nosso Salvador.

Observando a Sagrada Escritura

Percebemos que frequentemente Jesus se coloca em oração, e sempre de maneira radical, ou seja, prostrando-se, mesmo sendo Deus se coloca com humildade, reconhecendo que o intercessor, - pelo simples fato de interceder - não é maior nem melhor que a pessoa pela qual intercede. Aquele que se coloca como canal da graça deve sempre lembrar que a sua vocação é um dom de Deus, e como tal deverá ser zelada e alimentada através da oração e penitencia.

Algumas vezes na luta do dia a dia somos atingidos pelo cansaço, forte é a vontade de jogar tudo para o alto, e é logico, institivamente nos sentimos no direito de decidir que ninguém mais do que nós, merece consolo e carinho.  Mais uma vez os santos nos ensinam o quanto estamos errados; Madre Teresa em sua oração “Alguém para amar”, dizia:

“Senhor, quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo, quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro, quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém e quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender”.

Demoramos a entender que quando nos dispomos a ajudar o irmão, somos nós os primeiros a ser ajudados, nada fica escondido aos olhos de Deus. Crescemos e nos fortalecemos a medida que buscamos formas de consolar o nosso semelhante. A nossa salvação passa pela salvação do irmão, e tudo que fazemos ao outro é a Deus que estamos fazendo. Lembra o que disse Jesus: “’Eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar'... 'Senhor, quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' ...’todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.'” (Mt 25)

Em toda a história do povo de Deus sempre ouve a figura do intercessor, desde Abraão, passando pelos Apóstolos até chegar a nós. A humanidade sempre precisou de pessoas que silenciosamente, quase que de maneira anônima, se colocam na presença de Deus em favor do irmão. Devemos ter consciência de que a graça será alcançada não por nossos méritos, mas sim pelos méritos Daquele que deu a vida por nós.

“Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo” (Santo Agostinho)

Fazer o bem sem olhar a quem, fazer sem esperar receber; quando gastamos o nosso tempo e as nossas forças pelo irmão anônimo, - apesar do anônimo ter nome, chama-se Jesus – estamos juntando tesouros incontáveis.

Quanto ao desejo primeiro de Deus

Nos sabemos muito bem qual é, e Paulo enfatiza quando diz que “todos devem chegar ao conhecimento da verdade”. Verdade que vai muito além de termos a certeza de que há um só Deus; a verdade que devemos descobrir é que enquanto não enxergarmos Deus na pessoa do irmão, e principalmente, de olharmos no espelho e ver Deus em nos, não seremos capazes de pensar, amar, perdoar, sentir e desejar como Deus.

Interceder é deixar fluir o sentimento de plenitude, de sentir o gozo no bem estar do próximo, de permitir desabrochar o nosso melhor em favor do irmão desconhecido que jamais poderá nos dar nem o seu “muito obrigado”. Como diz São Paulo:

“Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador”.

Contudo a uma observância que não podemos permitir que passasse a brancas nuvens: “que os homens orem em todo lugar, erguendo mãos limpas, sem ira e sem discussões”.

Mesmo sendo necessária e acima de tudo agradável aos olhos de Deus a intercessão, é da mesma forma imprescindível lembrar-se da música que diz: “Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? Quem tem as mãos limpas e o coração puro, quem não é vaidoso e sabe amar”. Não tem como um coração escravo do pecado, coberto pela ira, entorpecido pela soberba, se deixar conduzir pelo Espírito Santo.

Estando na presença de Deus devemos em primeiro lugar fazer um “Ato de Contrição” nos reconhecendo pecador; sabia foi a atitude do publicano: “O cobrador de impostos ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!” (Lc 18,13). Só podemos pedir misericórdia para os irmãos, quando sentirmos essa misericórdia fluindo em nossas veias. Como intercessores, só podemos pedir que Deus seja “um com o irmão”, quando tivermos primeiro a certeza de que “somos um com Deus”. Isso não significa que o Pai condicione as bênçãos, mas que Ele nos quer livres para sabermos aproveitá-las.

Diz Tertuliano em seu tratado sobre a oração: “Devemos estar livres não somente da cólera, mas de toda perturbação da alma, quando nos entregamos à oração, que há de ser feita com um espírito semelhante ao Espírito ao qual se dirige. Um espírito não purificado não pode ser reconhecido pelo Espírito Santo. Nem um espírito triste pelo alegre Espírito de Deus. Nem um espírito perturbado, pelo Espírito da liberdade (2Cor 5,17). Ninguém acolhe um adversário; hospeda-se apenas um amigo. Consideremos, pois, irmãos abençoados, a celeste sabedoria de Cristo, que se manifesta, em primeiro lugar, pelo preceito de orar em segredo (Mt 6,6). Por aí Cristo induzia o homem a acreditar que o Deus Onipotente nos vê e nos escuta em toda parte, mesmo em casa e nos lugares mais escondidos. Ao mesmo tempo, ele queria que a nossa fé fosse discreta, de modo que, confiante na presença e no olhar de Deus em toda parte, reservasse o homem só a Deus a sua veneração".

O grande Tertuliano de Cartago nos direciona a vivenciamos momentos constantes de oração e escuta, ações que nos conduzem a um enfrentamento interior com nossos medos, permitindo assim um reconhecimento verdadeiro de todas as nossas falhas e fraquezas que nos permitirá uma real reconciliação com o Senhor. Esse processo de purificação nos conduz a uma intimidade com Deus. O elemento necessário para que o Espírito Santo se manifeste e através de nós chegue aos outros, é aceitar que não somos a verdade, mas sim, portadores Dela.

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé;”

Como adquirir esse sentimento que movia São Francisco, Madre Teresa e tantos outros? Como deixar a minha dor para viver a dor do outro? São Francisco dizia que “fomos enviados para curar os feridos, unir os que estão separados, mostrar a verdade aos que estão perdidos no erro”. Volto a perguntar:

Como posso interceder se sou o primeiro necessitado?

Começamos a vislumbrar a resposta a partir do momento em que nos tornarmos “um com a Trindade”. Jesus já ensinou o caminho quando disse: “Eu não vim para ser servido”, ou quando falou: “Renuncia a ti mesmo...” e “Ame o próximo como a ti mesmo”. No livro do Eclesiástico encontramos o texto que diz: “Se não usa de misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados?”

É fácil perdoar quando nos sentimos perdoados, é fácil amar quando nos sentimos amados. Se eu identifico no irmão o pecado, o medo, a insegurança e a culpa, é porque eu as vivo e as tenho. Julgar, condenar e afastar o irmão por isso é assumir o meu receio de que ele venha a descobrir o quanto eu sou fraco e incapaz. Acontece que é urgente descobrirmos o quanto somos limitados e imperfeitos para que Deus possa começar a agir em nós e para que possamos mais rapidamente acolher o irmão.

Ser um intercessor é construir ponte que proporcione os outros chegarem ao Céu, é missão de todos nós, mas como dizia Teresa de Calcutá: “Palavras que não trazem a luz do Cristo aumentam as trevas”. Para nos colocar a serviço de Deus e sermos fieis ao seu projeto é necessário conhecimento, temos que nos preparar da mesma forma que um soldado se prepara para guerra. Só nos doamos por inteiro quando temos a convicção de que aquele pelo qual nos entregamos, é quem verdadeiramente nos completa.

Interessante notar como aqueles que estão intimamente ligados a Deus pensam como Ele. São Josemaría Escrivá argumentava que “a nossa vida de apóstolo vale o que vale a nossa oração”, já Santo Agostinho ia mais além dizendo: “ser orante, antes de ser orador. Falar com Deus, mais do que falar de Deus. Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua”. E para não deixar de fora outro grande doutor da Igreja, dizia Santo Antônio: “A oração é uma demonstração de afeto para com Deus, uma conversa afetuosa e familiar com Ele, um descanso da mente esclarecida, que procura aproveitá-lo o máximo possível”. – E aqui podemos citar a oração em línguas.

“Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom”. (Sto. Agostinho)

Não cabe ao intercessor diagnosticar quem está mais ou menos necessitado, quem merece ou não a nossa oração, nossa missão é orar por todos, pois só a Deus cabe o julgamento.

Madre Teresa de Calcutá dizia que “nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor”. A participação do intercessor orando em favor do próximo, pode muitas vezes aparentar uma pequena coisa para nós, tão insignificante que não faria falta a nossa presença no grupo, mas fique certo que uma torre só se eleva quando tijolos, um a um, são acrescentados à parede. Sua oração sempre será o tijolo que Deus precisa para a construção do Reino.

NECESSIDADES PRIMÁRIAS DO INTERCESSOR

Vida de Oração:

São diversas as tentações que esse mundo oferece, não precisa relacionar pois todos nós conhecemos. Não foi atoa que Jesus disse: “Orai e Vigiai”, como também não foi coincidência o fato de Paulo em todas as suas cartas enfatizar o “Orar sem cessar”. A grande arma que o intercessor tem para lutar contra o pecado é a oração, “perseverante e corajosa”. Orar com palavras, mas principalmente com a vida. Devemos lembrar que oração também é “escuta”, não devemos transformar nossos momentos de intimidade com Deus em um monologo onde só nós falamos.

Sacramento da Reconciliação:

“Deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20). “Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor”. (CIC 1424) Somente um coração puro, livre de ódio, rancor e contenda, estará apto a receber a graça de Deus. “O coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare.” (Mt 13,15)

Intimidade com a Palavra:

“Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não se acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá". (Js 1,9) É necessário que o intercessor seja intimo de Deus através dos ensinamentos contidos na Sagrada Escritura, não apenas de forma superficial, mas uma relação de amizade para que aja uma paridade entre o que professamos e o que vivenciamos. Para caminharmos a passos firmes, confiantes na promessa é necessária uma profunda meditação da Palavra.

Ter confiança na Fé que professa:

Uma frase de Bento XVI: “O maior problema que a Igreja enfrenta é a ignorância religiosa dos fieis”. Consta no Catecismo da Igreja Católica: “É claro, portanto, que a sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja, segundo um sapientíssimo desígnio de Deus, estão de tal maneira ligados e conjuntos, que nenhum pode subsistir sem os outros e, todos juntos, cada um a seu modo, sob a ação do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas”. (CIC n.95) É dever não só do intercessor, mas de todos os católicos, ter conhecimento o mais aprofundado possível da doutrina da igreja, já que as investidas do mundo são capciosas e um soldado despreparado corre um serio risco de perecer.

Humildade e Confiança:

“Que o amor e a fidelidade não abandonem você. Amarre-os ao redor do seu pescoço e escreva-os na tábua do seu coração. Assim você alcançará favor e aceitação diante de Deus e diante dos homens. Confie em Javé com todo o seu coração, e não se fie em sua própria inteligência. Pense nele em todos os seus caminhos, e ele aplainará as suas trilhas”. (Pr 3,3-6) É necessário ter consciência que tudo acontece pela ação do “Espírito Santo”, portanto a há mérito algum por parte do intercessor. Não operamos a graça, somos apenas o canal. Não devemos buscar reconhecimento, nem tampouco nos sentirmos superiores, já que o que fazemos, e se o fazemos, é porque assim Deus permitiu.

Fidelidade:

“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim”. (Rm 15,30) O intercessor normalmente é abordado por pessoas que confiantes pedem oração, é bom não esquecer que intercessão é ministério, e aquele que se dispõe a exercê-lo deve fazê-lo com todo o zelo que ele merece. O irmão ao nos confiar sua intimidade, entrega como um segredo de confissão, portanto não compete ao intercessor criticar, julgar e condenar; como também não é função do intercessor o aconselhamento, exceto no caso de uma solicitação explicita. Lembramos que o aconselhamento não deve ser ministrado no mesmo horário destinado à intercessão.

Caridade:

Em Deus se encontram a sabedoria, o conhecimento e a ciência da lei; nele residem a caridade e as boas obras”. (Eclo 11,15) “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei”. (Rm 13,10) Para ser intercessor não basta ter vontade é preciso ter vocação. O Intercessor tem que priorizar o ministério, está sempre disponível ao irmão necessitado, nunca desdenhar, ser solícito, estar irmanado. Como falou Clarice Lispector: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso e fui”.

Missa e Adoração:

“Se você quer poucas graças, visite poucas vezes Jesus no Santíssimo Sacramento. Se você quer muitas graças, visite muitas vezes o Senhor no Santíssimo Sacramento”. (D. Bosco) Diante desta frase seria desnecessário escrever mais alguma coisa, mas como é grande a dureza dos nossos corações fica o alerta: “como seria bom se o intercessor participasse da Santa Missa mais vezes na semana”. 

REUNIÕES DO GRUPO DE INTERCESSÃO

- A intercessão pode ser efetuada na paróquia ou em outro local, contanto que aja privacidade para a oração.

- Como forma de preparação espiritual, antes do inicio da intercessão pode-se rezar o terço.

- Após o louvor e a oração inicial é necessário um Ato de Contrição, para que nos coloquemos na presença do Senhor de coração puro e alma limpa.

- Antes das intenções do dia deve-se reservar um breve momento para interceder pelos participantes. Devemos lembrar que a intercessão é um serviço que prestamos ao próximo, sendo assim, o foco não está em nossos interesses, mas sim da coletividade.

- Pedir que o Espírito Santo nos dê o “Dom do Discernimento”, “Sabedoria”, “Ciência” e “Profecia”. Que cada momento seja inspirado pelo Espírito Santo.

- Nosso norte é a vontade de Deus, que Palavra nos guie e ilumine.

- Os pedidos enviados por escrito deverão ser colocados em um recipiente, aspergidos com água benta, seguido de uma oração. Se a intercessão for na igreja depositá-los na urna das intenções, se for em outro local deverão ser queimados.

- Sempre encerrar o momento com louvor e oração de agradecimento.

AÇÕES DO GRUPO DE INTERCESSÃO

- Em todas as atividades do “Grupo de Oração”, há a necessidade do apoio dos intercessores.

- É necessário que haja um revezamento para que todos participem do evento.

- Em se tratando de retiros ou formações, a intercessão é feita nos intervalos.

- Lembre-se, intercessão é serviço, por isso a equipe não deve interceder ao mesmo tempo em que participa do grupo.

- O intercessor deve ser um participante ativo tanto no “Grupo de Oração” quanto no “Grupo de Intercessão”.

A ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele “pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles”. (Heb 7,25) O próprio Espírito Santo “intercede por nós [...] intercede pelos santos, em conformidade com Deus”. (Rm 8,26-27) (CIC 2634)

Interceder, pedir a favor de outrem, é próprio, desde Abraão, dum coração conforme com a misericórdia de Deus. No tempo da Igreja, a intercessão cristã participa na de Cristo: é a expressão da comunhão dos santos. Na intercessão, aquele que ora não “olha aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros” (Fl 2,4), e chega até a rezar pelos que lhe fazem mal. (CIC 2635)

As primeiras comunidades cristãs viveram intensamente esta forma de partilha. O apóstolo Paulo fá-las participar deste modo no seu ministério do Evangelho, mas ele próprio também intercede por elas. A intercessão dos cristãos não conhece fronteiras: “[...] por todos os homens, [...] por todos os que exercem a autoridade” (1Tm 2,1), pelos perseguidores, pela salvação dos que rejeitam o Evangelho. (CIC 2636)

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica