Pular para o conteúdo principal

Como preparar Comentário Bíblico (Equipe de Liturgia - Igreja Católica)

Bem-vindo a nossa evangelização, a pergunta do dia é:

Como preparar Comentário Bíblico”.

Sabemos que não existe uma formula, mas quando nos propomos a falar de Deus devemos em primeiro lugar lembrar as palavras de Santo Agostinho: Ser orante antes de ser orador. Falar com Deus, mais do que falar de Deus. Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. A nossa oração e a nossa intimidade com a Palavra de Deus é que irão permitir um bom entendimento, um bom comentário e uma boa reflexão. 

A nossa relação com Deus é que irá proporcionar uma boa evangelização, quanto mais intimo formos, mais facilmente levaremos aos outros o entendimento e a aceitação da vontade do Pai. Lembre-se, em tudo a condução sempre será do Espírito Santo, pois sem a fé de que Ele está dentro de nós e é através Dele que todas as coisas acontecem, não faremos nada.

Antes de começar a escrever suas reflexões faça primeiro uma oração de entrega, em seguida leia o texto sagrado calmamente como se tivesse fazendo uma oração, interiorize separadamente cada versículo, reflita-os sempre direcionando o pensamento para o tema que deseja abordar, vá anotando tudo o que lhe vier ao pensamento sem se preocupar em dar sentido ao que está escrevendo, ao terminar releia suas anotações e fazendo um resumo elabore um texto único.

O comentário na verdade nada mais é que um resumo da leitura em poucas palavras. A melhor formação ainda é a leitura exaustiva da Sagrada Escritura, ler a leitura que vai ser proclamada várias vezes e em voz alta, também ajuda ao leitor a ter uma boa postura na hora da Missa.

No inicio você sentirá dificuldades, mas asseguro que com o passar do tempo, com o seu contato diário com a Palavra de Deus e a sua abertura ao Espirito Santo através da oração, não terá problema para escrever. Segundo a regra de João Paulo II: “O homem que não conhece Jesus Cristo, permanece para si mesmo um desconhecido”.

Se desejar algo pronto existe o jornal “O Domingo” da editora Paulus - com comentários pequenos -, ou a nossa “Liturgia Diária Comentada - com comentários longos -, caso queira você mesmo preparar os comentários uma ajudinha extra sempre é bem-vinda, por isso não custa nada buscar conhecimento. Indicamos os títulos abaixo na certeza de que muito lhe ajudarão nas suas reflexões. A ordem em que foram relacionados não indica grau de importância, pois todos tem o mesmo valor.

1.    Roteiros Homilético da CNBB (Projeto Nacional de Evangelização)
2.    Roteiros Homiléticos Anos A, B, C, Festas e Solenidades Pe. José Bortolini - Ed. Paulus
3.    Comentário Bíblico - Ed. Loyola (Coleção com três volumes)
4.    Leccionário Comentado - Ed. Paulus (Coleção com cinco volumes)
a.    http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/search/label/LI%20-%20Liturgia%20Di%C3%A1ria%20Comentada

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...