Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado - Lucas 14,1.7-11

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: "Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele'. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, toma o último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. - Palavra da Salvação. 

Hoje não precisa gastar os neurônios para saber que a palavra de ordem do dia é a “humildade”, mas antes de entrarmos no mérito da questão, vale a pena nos debruçarmos sobre uma atitude corriqueira da vida de Jesus, “comer com os pecadores, com os considerados impuros”. Amado (a) todas as vezes que me deparo com essa cena, e são muitas, lembro-me de suas palavras quando dizia: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Como seria bom se a humanidade já tivesse entendido de uma vez por todas, que a verdadeira felicidade encontra-se no desprendimento das futilidades do mundo, se todos já pudessem vislumbrar que quem corre alucinadamente visando o primeiro lugar nunca tem tempo de contemplar a beleza da paisagem ao longo do caminho.

A parte medíocre disso tudo, é que para atingir o objetivo, se é que podemos chamar de objetivo, passa-se como um rolo compressor por cima de tudo e de todos, sem pensar que essa atitude pode comprometer a verdadeira vitória, “a salvação”.

Pe. Jaldemir ressalta que existe quem “vive numa ávida competição, sem perder oportunidade de se colocar em evidência para garantir uma posição de destaque. Só que em termos de salvação, a vaidade faz a pessoa chocar-se com o projeto de Deus. Em outras palavras, tendo buscado a exaltação humana, experimentará a humilhação divina”.

São João da Cruz dizia que “por causa de prazeres passageiros, sofrem-se grandes tormentos eternos”.

A maior humilhação que existe é privar-se eternamente da presença de Deus. E é desta humilhação que temos de fugir a todo custo. “A vaidade é contraria a humildade”. É incrível como existem pessoas que se autocolocam nas alturas, algumas até pensam que são Deus, só que agindo assim, apenas do esforço incessante, terminam por se colocar em último lugar, se colocar sim, pois Deus já reservou o primeiro lugar para todos que em vida praticarem a “caridade e a humildade”.

Alguns confundem vida em abundancia, com uma vida fútil, esbanjadora e desequilibrada, aonde o dinheiro vem em primeiro lugar, pois só ele pode comprar a felicidade, será meu amado (a) que a vida abundante de Jesus pode ser comprada com dinheiro? Triste de quem pensa assim, madre Teresa dizia que existem pessoas tão pobres, que a única coisa que possuem é o dinheiro.

A verdadeira abundancia meu amado (a) consiste em amar, em distribuir perdão, em espalhar a paz, e para que isso aconteça é preciso estar mergulhados na humildade, pois só assim colocaremos o outro acima de nós.

Santo Agostinho quando ressalta o valor da humildade diz que “a soberba exila o homem de si mesmo; só a humildade o devolve à sua intimidade. Há os que à custa de alardear a própria inteligência, só conseguem pôr em evidência a própria estupidez”.

A nossa reflexão pessoal para o dia de hoje vem através das palavras de São Beda: “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora”. Sejamos humildes para não vivermos na ignorância.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica