O Reino de Deus está entre vós - Lucas 17,20-25

Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.  - Palavra da Salvação.

Os fariseus queriam saber quando tudo iria acontecer, quando seria a implantação do Reino de Deus, os seguidores de Jesus também fizeram essa pergunta, ou seja, todos queriam saber; a pergunta é: “porque essa preocupação”? Amado (a) é necessário saber que todos naquele tempo aguardavam ansiosos a chegada do Messias, tudo bem que cada um tinha os seus motivos, uns queriam apenas a liberdade, já outros, o poder. 

Interessante como o tempo passa e a coisa permanece a mesma quando se tem um coração vazio, note, na época de Jesus o povo vivia sob a opressão do domínio Romano, onde prevalecia o “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, o povo não tinha nem vez, nem voz. Além da opressão, também existia a fome, a doença..., e tantas outras perturbações que os deixava aflitos, e como ninguém suporta a dor todos corriam em busca de alguém que aliviasse a sua alma. É nessa hora que entra em cena os espertalhões, pessoas sem escrúpulos que se aproveitam da carência humana para se dar bem, cada grupo dizia ter visto ou saber qual era a vontade do Messias. Existia os que esperavam que o Messias viria não com autoridade, mas sim com poder, esmagando e destruindo os opressores.

Jesus por sua vez destrói todas essas expectativas quando fala que “O Reino de Deus não vem ostensivamente”; até aqui já temos dois ensinamentos: o primeiro é que não devemos sair correndo atrás de todas as novidades que nos apresentam, não importa o tamanho da nossa dor, para o nosso próprio bem, é preferível uma dor que nos irmana com Cristo, ao alivio que nos joga no inferno. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que “Deus prefere deixar-nos nas trevas a dar-nos outra luz que não seja Ele mesmo”.

Muitas vezes pensamos que a nossa dor é maior que a dor do vizinho, já que eu perdi um filho, enquanto ele apenas se separou, e com isso justifico o meu desespero e as minhas ações. Acontece que não existe dor grande ou dor pequena, esquece essa história de que a minha dor é maior, todas as dores são enormes para quem as está vivendo. Só que nem tudo isso justifica vender a alma ao diabo, temos que ser sensatos e prudentes.

O segundo ensinamento, é que temos que ter cuidado quando alguém vem vender gato por lebre, Jesus nos alerta para quando pessoas olhando para nossa fraqueza, para nossa dor, para nossa fragilidade, começam a dizer: Ele ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, vem para cá, pois aqui é melhor. O próprio Jesus é quem diz “Não deveis ir, nem correr atrás”, não se deixe seduzir, não troque a sua fé e a Palavra Verdadeira, pelas falsas promessas.

Não se deixe ludibriar, não busque um Deus que se vende, um Deus que busca seguidores se valendo das suas dores, acorda irmão (ã), “Deus está entre vós”, e o que isso quer dizer? Jesus disse: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.” (Mt 18,20)

Jesus não está presente no meio de nós apenas quando estamos alegres e de bem com a vida, quando a vida sorrir para nós, “não”, Jesus também está na dor e na angustia, Ele não nos abandona, Ele não nos manda castigos pelos erros que cometemos, não se deixe enganar, é isso que os hipócritas e os espertalhões, verdadeiros vendilhões do templo, querem que pensemos.

“Ele deverá sofrer muito e ser rejeitado”.

Presta bem atenção: você está sofrendo, Jesus também; eu estou sendo rejeitado, Jesus também. Agora entenda: Jesus venceu a dor, a rejeição e a morte, e assim entrou para a glória, pois bem, “NÓS TAMBÉM”, acredita nisso.

O rema de hoje é: “Ele está no meio de nós”, sim amado (a) Jesus caminha conosco, Ele partilha da nossa dor, Ele não nos desampara, no momento certo as coisas irão acontecer, basta só que aguentemos firmes na rocha que é Jesus. E quando isso vai acontece? Não cabe a nós saber o dia e o lugar, a nós basta confiar.

Convido para nossa reflexão pessoal ficarmos com as palavras do papa Francisco:

“Uma alegria sem esperança é mero divertimento, é uma alegria passageira. Uma esperança sem alegria não é esperança, não vai além de um saudável otimismo”.

Então que a nossa esperança seja Cristo, e Cristo a nossa alegria.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica