Ninguém pode servir a dois senhores - Lucas 16,9-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”. - Palavra da Salvação.

Amado (a) começo citando uma frase do pe. Jaldemir que diz: “quem idolatra o dinheiro, coloca Deus e seu projeto em segundo plano, e não tem escrúpulos de transformar o semelhante em vítima de sua ambição”. 

Para não corrermos o risco de ficarmos na superficialidade, e ao contrario, elevarmos o ensinamento ao mais sublime dom de amor, temos que contextualizar a leitura. Então vejamos, os discípulos viviam inseridos entre duas realidades; de um lado uma cultura pagã, de falsos e vários deuses, do outro, pessoas que apesar de acreditar no mesmo Deus, o Deus verdadeiro, estavam mais preocupadas com o “ter e o poder”, ou seja, deixaram-se corromper pelo mundo dos idólatras.

Podemos até dizer que apesar de falar para todos, Jesus olhava de uma forma especial para os seus seguidores mais direto, que corriam também o serio risco de se deixar seduzir. Hoje Jesus olha com carinho para mim e para você, é para nós que essa Palavra está voltada.

Vivemos em um mundo corrompido onde o seu deus é o “ter e o poder”, onde os valores cristãos foram colocados em segundo plano, onde o projeto de Deus é substituído com facilidade por futilidades. Jesus nos fala de pequenas e de grandes coisas, pergunto meu amado (a), tudo o que esse mundo dispõe para oferecer, representa alguma coisa diante da grandeza da misericórdia de Deus?

Não, é claro que não. Mas infelizmente o que mais se vê são pessoas trocando, seis por meia dúzia, e achando que fizeram um grande negocio. Mais e mais vezes, percebemos pessoas que não mais se escandalizam, diante da mentira, do orgulho, do adultério, da pedofilia..., parece ser coisa natural.

Meu amado (a) se você pensou que Jesus referia-se apenas ao deus “dinheiro”, cometeu um pequeno equivoco, Jesus nos alerta para a enxurrada de deuses com poderes ainda maiores, deuses que destroem não só o corpo mais também a alma, lembra que a Palavra já nos alertou sobre isso.

Se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?” Jesus não deseja filhos alienados, que acreditam que podem se isolar neste mundo ao ponto de não precisar usufruir de tudo de ele tem, “não”, não podemos, por isso é que Jesus nos diz que devemos usar com sabedoria do que dispomos, usar em beneficio dos irmãos e em prol do Reino do verdadeiro e único Deus. Lembremos que o Verdadeiro Bem não está neste mundo.

“Ninguém pode servir a dois senhores”. A nossa oração diária deve está voltada justamente para isso, o clamor ao Pai para termos o discernimento de optarmos sempre pelos valores que são do Céu, como dizia pe. Léo, tudo que é nosso tem de ter o “carimbo do Céu”. Se ficarmos naquela de um pé em Deus e um pé no mundo, corremos o risco de passarmos os pés pelas mãos e enfiarmos o nariz no chão. Você quer isso, eu não quero.

“Deus conhece nossos corações, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”. Certa vez Jesus disse, “o que é mais importante, agradar a Deus ou aos homens?

Santo Agostinho grande doutor da Igreja dizia:Deus não será maior se O respeitas, mas tu serás maior se O servires”. Nós seremos maiores se estivermos a serviço de Deus.

A palavra rema de hoje é essa: “FIDELIDADE”. Vamos ser fieis ao Verdadeiro e Único Deus, e vamos sempre valorizar e buscar tudo o que tem o carimbo “do Céu”.

Para nossa reflexão pessoal vamos ficar com esse pensamento: “Ser Santo não significa ter superpoderes. Santos são todos aqueles que conhecendo o amor de Deus o transmitem com alegria a todos os irmãos”.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica