Mateus 25,14-30: Servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas


O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. - Palavra da Salvação.

Amado (a) vamos hoje assim como Jesus também criar a nossa história. Então vejamos:

Jesus veio ao mundo e reuniu os seus servos, educou-os, batizou-os, deu a eles o Seu Espírito Santo e disse: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas”, e de quebra “nos” deu a Salvação. Notou que nesta ultima frase a história mudou de “eles” para “nós”, não foi erro, é porque nós somos os servos que Jesus deixou, a Salvação e a Promessa são justamente para mim, e para você.

Certa vez vendo as atitudes do nosso Papa e Santo Urbano V, disseram a sua mãe: “nós não compreendemos esse rapaz”, ao que ela respondeu: “nem eu, mas, enfim, basta que Deus o compreenda". O mesmo acontece com todos nós, muitas vezes nós mesmos não nos conhecemos, nós mesmos não sabemos do que somos capazes, mas Jesus sabe, e basta que Ele saiba.

Jesus nos conhece na intimidade, pois foi Ele quem nos teceu no ventre da nossa mãe, Jesus conhece as nossas limitações, e ao contrario do que muitos pensam, Ele não é injusto com nenhum dos seus escolhidos, Ele nunca iria pedir mais do que podemos oferecer.

Justamente por isso age com retidão quando distribui Seus dons, dando a cada filho de acordo com a capacidade que tem para administrá-los, a uns mais, a outros menos, de uma forma que ninguém fique sem dom algum. É isso mesmo, todos nós temos um dom especial concedido por Deus, qual é o seu?

Acontece amado (a), que nem todos se dispõem a fazer bom uso das dádivas recebidas. Três pessoas beberam da misericórdia do Pai, duas decidiram abraçar a causa, duas mergulharam de cabeça confiando na ação de um Deus que caminha junto, duas não tiveram medo de se aventurar pelo desconhecido mesmo sabendo que não seria fácil. Santa Teresa Benedita da Cruz dizia que “responder o chamado de Deus é sempre uma aventura, mas vale a pena correr o risco”.

E a essa duas pessoas que aceitaram o chamado o que disse Jesus: “servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor”. Amado (a) o bem maior de Deus é o “Paraiso”, a “Vida Eterna” ao lado do Pai, esse é o maior tesouro que há.

Não fique preocupado se você é dotado com poucos dons, enquanto o outro tem vários, não sei se você percebeu, as mesmas palavras que Jesus usou para com o primeiro, também falou para o segundo, como dizia Teresa de Calcutá “o importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”. Não importa o que você faz para o Reino de Deus, contanto que faça.

Voltemo-nos hoje para uma vida entregue a misericórdia de Deus, uma vida de quem confia na Sua Palavra, para não corrermos o risco de fazer o que fez o servo mal, o medroso, o preguiçoso, o que não tem tempo, evitando assim, ter de ouvir da baca de Jesus: “Servo mau e preguiçoso”!

A palavra rema de hoje é “DISPOSIÇÃO”, vamos arregaçar as mangas e nos dedicar a servir a Deus através do próximo.

A nossa reflexão pessoal para o dia de hoje quem nos traz é Santo Agostinho:

“Não basta fazer coisas boas é preciso fazê-las bem”.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Acesse e Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica