Levanta-te e vai! Tua fé te salvou - Lucas 17,11-19

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. - Palavra da Salvação.

Santo Agostinho dizia que “a vida eterna consiste no conhecimento de Deus”, e o evangelho de hoje vem nos falar justamente disso, pois apesar de enaltecer a “”, tem em seu centro a “Salvação”; mas até chegarmos a ela temos que passar por um verdadeiro processo de transformação, então vamos acompanhar esse passo-a-passo que Jesus nos apresenta. 

Primeiro levemos em conta que os Samaritanos eram vistos como pessoas impuras, podemos até dizer que eram desprezados, quanto mais distante de um Samaritano o Judeu estivesse melhor seria, resumindo, Samaritano e nada eram a mesma coisa, mas ai nos deparamos com Jesus, elogiando, valorizando, mantendo uma proximidade física, ou seja, completamente fora dos padrões.

Padrões para Jesus, tá de brincadeira, essa regra não se aplica a Ele, como também para nós que seguimos o Cristo vivo não poderá existir. Não é a primeira vez que Jesus sai em defesa dos Samaritanos e de outros tantos excluídos, e é justamente por ai que Jesus vem nos educar hoje. Todo aquele e aquela, eu e você, que se dispõe a pôr-se do lado do Reino, têm por prioridade dar voz a aqueles que não têm, tornar-se intimo dos que todos querem ver longe, não olhar para ninguém pela metade, pois Deus ama a todos por igual, conosco, não pode ser diferente.

Continua o evangelho, “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”, aqui amado (a) encontramos o segundo ensinamento, não desprezar e acreditar no poder de uma oração suplicante. Quantas vezes em nossa vida, diante da dor que não quer se ir, nos angustiamos, algumas vezes até nos desesperamos, mas ai vem Jesus a nos dizer, afligir-se sim, perder a esperança, jamais.

Jesus fala agora para mim e para você: “jamais deixe de acreditar”, aprenda a esperar o tempo de Deus fortalecendo-se através da “oração”. São Josemaría Escrivá dizia que “a nossa vida vale o que vale a nossa oração”. Quanto tempo meu irmão (ã) você tem dedicado a oração?

Observe agora o que acontece com a oração do que tem “”, “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”, note que Jesus não impôs as mãos sobre nenhum deles, como também não fez suplica ao Pai como fizera de outras vezes, Jesus nem sequer tocou neles, apenas deu uma ordem, “vão”, bastou isso para que todos ficassem curados, não é verdade? Não! Primeiro foi preciso acreditar no poder da Palavra de Jesus.

Cristo pede a você no dia de hoje, “tenha Fé”. Tenha fé que eu posso curar os teus traumas, tenha fé que Eu posso restaurar teu matrimônio, tenha fé que eu posso tirar teu filho das drogas, teu marido da bebida, do adultério, tenha fé que Eu posso tirar tua mulher da depressão, apenas tenha “”, é tudo que Eu te peço, diz Jesus.

Na reta final dos ensinamentos de hoje notemos um detalhe importantíssimo para que ocorra não somente a cura do corpo, mas principalmente a cura da alma, que é a “Salvação”.

Um deles percebendo a cura “voltou glorificando a Deus em alta voz”, e jogou-se por terra diante de Jesus. Amado (a) observe a sequencia dos fatos; ao se deparar com a cura física, um mostrou-se profundamente “grato” ao ponto de voltar para agradecer, mas não bastava dizer baixinho para que ninguém ouvisse, ele “gritou” para que todos testemunhassem a sua “GRATIDÃO”, e para demonstrar com gestos que ele reconhecia o “Senhorio de Jesus”, ele humilhou-se se prostrando diante Dele.

Todos foram curados, mas só um alcançou a “Salvação”, aquele que foi grato e aceitou que Jesus passasse a ser o seu “Senhor”.

A palavra rema de hoje é “GRATIDÃO”. Pense nisso meu irmão (ã), seja grato em tudo, principalmente nas pequenas coisas. Hoje nós acordamos, já é motivo de sobra para agradecer.

Nossa reflexão pessoal para o dia de hoje vem através das palavras de São Cirilo de Jerusalém:

Da mesma maneira que a vitória testemunha o valor do soldado na batalha, da mesma forma se manifesta a santidade de quem sofre os problemas e as tentações com paciência inquebrantável”.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica