Evangelho Comentado do Dia 04/11/2017 30ª Sábado do Tempo Comum

Memória: SÃO CARLOS BORROMEU

Primeira Leitura: Romanos 11,1-2a.11-12.25-29

Irmãos, eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? - de modo algum. Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim... Deus não rejeitou o seu povo, que ele desde sempre considerou. Eu pergunto: Acaso eles tropeçaram para cair? - Não, de modo algum. De fato, o passo em falso que eles deram serviu para a salvação dos pagãos, e a salvação dos pagãos, por sua vez, deve servir para despertar ciúme neles. Ora, se o passo em falso deles foi riqueza para o mundo e o pequeno número de crentes dentre eles foi riqueza para os pagãos, que riqueza não será a adesão de todos eles ao Evangelho!  Irmãos, para não serdes presunçosos por causa da vossa sabedoria, é importante que conheçais o mistério, a saber: o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação. E então todo o Israel será salvo, como está escrito: "De Sião virá o libertador; ele tirará as impiedades do meio de Jacó. Essa será a realização da minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados". De fato, com relação ao evangelho, eles são inimigos para benefício vosso, mas com relação à escolha divina, eles são amados, por causa dos patriarcas. Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. - Palavra do Senhor. 

Comentário: “A Igreja deplora os ódios, as perseguições e todas as manifestações de antissemitismo dirigidas contra os judeus em todo tempo e por quem quer que seja” (NA 4). “O povo judeu ordena-se ao povo de Deus... porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Lc 16). A infidelidade do homem não toca a fidelidade de Deus. O chamado divino persiste com a obstinação típica do Senhor, que não tem medo de encarrar os tempos prolongados. De outro lado, há nossa responsabilidade. A unidade do povo de Deus não  é uma construção pré-fabricada, caída do céu em um determinado momento. É trabalho lento e custoso. Todo dia trazemos uma contribuição ou desmanchamos um tijolo. Ser cristão significa ter vocação para a unidade, correspondida ou traída. (Missal Cotidiano)

Salmo: 93 (94),12-13a. 14-15. 17-18 (R. 14a)
O Senhor não rejeita o seu povo!

É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia. O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça. Se o Senhor não me desse uma ajuda, no silêncio da morte estaria! Quando eu penso: "Estou quase caindo!" Vosso amor me sustenta, Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1.7-11

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: "Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele'. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, toma o último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. - Palavra da Salvação.

Comentários: O Evangelho de Lucas muitas vezes apresenta Jesus fazendo refeições, momento em que encontra motivos para ensinar a seus discípulos. Em geral, qualquer ação incorreta do anfitrião ou dos comensais serve-lhe de pretexto. Até mesmo de uma questão de etiqueta e boas maneiras (que lugar se deve ocupar numa mesa de banquete?) ele tirou conclusões práticas para a vida do discípulo do Reino: a vaidade se vence pela prática da humildade. A sociedade está repleta de pessoas inescrupulosas, obstinadas em impor-se às demais, a qualquer custo, pessoas contaminadas pela vaidade, que se autocolocam nas alturas. Esta gente vive numa ávida competição, sem perder oportunidade de se colocar em evidência para garantir uma posição de destaque diante dos demais. Humanamente falando, esta obsessão pode ser perigosa, e faz a pessoa passar por uma humilhação indesejada. Em termos de salvação, a vaidade faz a pessoa chocar-se com o projeto de Deus. Em outras palavras, tendo buscado a exaltação humana, experimentará a humilhação divina. O Pai não aceita nem a vaidade nem o orgulho. Por conseguinte, eis a lição que os discípulos devem tirar de tudo isto: o Pai só exalta a quem busca o caminho da simplicidade e da humilhação. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

São Carlos Borromeu - 04 de novembro

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica