Clemente I - Papa, Santo e Mártir - 23 de novembro

Clemente I, 4º Papa da Igreja. Nasceu em Roma no ano 35, foi eleito papa em 88, seu pontificado durou até o ano 97 (9 anos), teve como antecessor o papa Anacleto e como sucessor Evaristo. Morreu no dia 23 de novembro do ano 101.

Clemente Romano foi o quarto papa da Igreja de Roma, ainda no século I. Vivia em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista, São Filipe e São Paulo; de Filipe era um dos colaboradores e do último, um discípulo. Paulo até citou-o em seus escritos. A antiga tradição cristã apresenta-o como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Mas foi o próprio Clemente que registrou sua história ao assumir o comando da Igreja, sabendo do perigo que o cargo representava para sua vida. Pois era uma época de muitas perseguições aos seguidores de Cristo.


Governou a Igreja por longo período, de 88 a 97, quando levou avante a evangelização firmemente centrada nos princípios da doutrina. Enfrentou as divisões internas que ocorriam. Foi considerado o autor da célebre carta anônima enviada aos coríntios, que não seguiam as orientações de Roma e pretendiam desligar-se do comando único da Igreja. Através da carta, Clemente I animou-os a perseverarem na fé e na caridade ensinada por Cristo, e participarem da união com a Igreja.

Restabeleceu o uso do crisma, seguindo a tradição de São Pedro, e instituiu o uso da expressão "amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, também seu parente, fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Graças a Domitila, muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade.

Clemente I expandiu muito o cristianismo, assustando e preocupando o então imperador Nerva, que o exilou na Criméia. A essa altura, assumiu, como papa, Evaristo. Enquanto nas terras do exílio, Clemente I encontrou mais milhares de cristãos condenados aos trabalhos forçados nas minas de pedra. Passou a encorajá-los a perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos.

A notícia chegou ao novo imperador Trajano, que, irritado, primeiro ordenou que ele prestasse sacrifício aos deuses. Depois, como recebeu a recusa, mandou jogá-lo no mar Negro com uma âncora amarrada no pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101, como consta do Martirológio Romano.

O corpo do Santo papa Clemente I, no ano 869, foi levado para Roma pelos irmãos missionários Cirilo e Metódio, também venerados pela Igreja, e entregue ao papa Adriano II. Em seguida, numa comovente solenidade, foi conduzido para o definitivo sepultamento na igreja dedicada a ele. Na cidade de Collelungo, nas ruínas da propriedade de Faustino seu pai, foi construída uma igreja dedicada a São Clemente I. A sua celebração ocorre no dia da sua morte.

A Basílica de São Clemente em Roma é uma das 18 igrejas que se sabe terem existido já no século III. Está localizada na colina Célia. A basílica tem duas naves e um pátio dianteiro com fonte. Sob o Papa Sirício, cujo pontificado transcorreu de 384 a 399, foi construída uma basílica sobre uma residência romana, dedicada a São Clemente. Destruída na invasão normanda de 1084, os restos podem ser vistos na igreja inferior, redescoberta apenas no século XIX.

Anos depois da destruição, mandou-se construir outro edifício, sob o papa Pascoal II que governou a igreja de 1099 a 1118, sob terreno mais elevado. Conhecida como igreja de cima ou superior, tem mosaicos na nave e caríssimos pedaços de mármore, inseridos no piso por artistas de Cosmati. As colunas vem de outras igrejas arruinadas, como era costume.

Fonte: Edições Paulinas - sefras.org.br/site/?p=6817 -
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

Deixe seu Pedido de Oração

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura você tem duas opções:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica