Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas - Lucas 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! - Palavra da Salvação.

Irmão(ã) na época de Jesus o traje era a túnica e para uma maior mobilidade era pertinente o uso de um cinto, quando havia a necessidade de correr ou de executar um trabalho, a barra da túnica era presa ao cinto, ficando assim mais livres os movimentos. A expressão cingir os rins ficou com a conotação de está preparado, ou seja, estar pronto para o que der e vier. 

Partindo deste principio, quando Jesus nos manda “cingir os rins”, está a nos dizer que devemos sempre estar preparados para nos defendermos que todas as ciladas, de todas as investidas do maligno, mas também prontos para defender o Reino de Deus, sim, e defender o Reino, é defender a nossa família, defender a nossa fé, é também defender o próximo quando esse não consegue enxergar a situação de perigo em que se encontra. Meu amado(a) existe uma máxima que diz que somos anjos de uma asa só, e que para entrar no Céu temos que levar outro conosco; entende agora que cingir os rins é algo bem maior que simplesmente amarar um pano a cintura, entenda bem, temos que amarrar à nossa cintura a salvação do nosso próximo.

Observe que aqui Jesus também pede que nossas lâmpadas estejam acessas, não é verdade, só que isso nos remete a parábola das “Dez Virgens”, lembra-se dela? A linda cerimônia de casamento. “E quem entrou na festa?” Aquelas que foram vigilantes, que foram prudentes, por isso, inúmeras vezes São Paulo nos pede para termos uma vida de oração, “orai sem cessar”, “orai o tempo todo”, “orai em todo lugar”, e o próprio Jesus também faz o apelo quando diz: “orai e vigiai, pois não sabeis nem o dia, nem a hora”.

Santo(a) entenda de uma vez por todas, é a oração que nos torna vigilantes, é a oração que nos prepara para as batalhas, São Pedro nos diz “Sede sóbrio e vigilante. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar”. Amado(a) sem oração estamos como um soldado que vai para a guerra sem levar arma, vamos morrer no primeiro confronto, nós sozinhos não temos poder para vencer o inimigo. A oração é a nossa maior arma, pois ela nos põe na presença do único que já venceu o maligno, a oração nos coloca na intimidade de Jesus Cristo.

Hoje vou encerrar a reflexão com as palavras do Senhor dos exércitos, Aquele que venceu a morte, é Jesus quem nos dá uma certeza: Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar, pois, Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”. Amado(a) existe maneira melhor de começarmos o dia, podendo ouvir do próprio Deus, que Ele nos aguarda em Seu Reino, para nos dizer, olho no olho, o quanto Ele nos ama.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica