A ressurreição de todos os mortos, «justos e pecadores» (At
24,15), há de preceder o Juízo final. Será «a hora em que todos os que estão
nos túmulos hão de ouvir a sua voz e sairão: os que tiverem praticado o bem,
para uma ressurreição de vida, e os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição
de condenação» (Jo 5,28-29). Então Cristo virá «na sua glória, com todos os
seus anjos [...]. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará
uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as
ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.[...] Estes irão para o
suplício eterno e os justos para a vida eterna» (Mt 25,31-33.46).
É perante Cristo, que é a Verdade, que será definitivamente
posta descoberto a verdade da relação de cada homem com Deus (Jo 12,48). O
Juízo final revelará, até às suas últimas consequências, o que cada um tiver
feito ou deixado de fazer de bem durante a sua vida terrena.
O Juízo final terá lugar quando acontecer a vinda gloriosa
de Cristo. Só o Pai sabe o dia e a hora, só Ele decide sobre a sua vinda. Pelo
seu Filho Jesus Cristo. Ele pronunciará então a sua palavra definitiva sobre
toda a história. Nós ficaremos a saber o sentido último de toda a obra da
criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos
admiráveis pelos quais a sua providência tudo terá conduzido para o seu fim
último. O Juízo final revelará como a justiça de Deus triunfa de todas as
injustiças cometidas pelas suas criaturas e como o seu amor é mais forte do que
a morte (Ct 8,6).
A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto
Deus dá ainda aos homens «o tempo favorável, o tempo da salvação» (2Cor 6, 2).
Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia
a «feliz esperança» (Tt 2,13) do regresso do Senhor, que virá «para ser
glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado»
(2Ts 1,10).
Fonte:
Catecismo da Igreja Católica (1038 a 1041)
Foto retirada da internet
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