O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens - Lucas 9,43b-45

Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - Palavra da Salvação.

Atribui-se a Rui Barbosa um pensamento que diz: “As melhores fragrâncias são encontradas nos menores frascos”. Se a frase é dele eu não sei, mas que traz uma grande verdade isso sim, eu afirmo.

O Evangelho nos apresenta grandes ensinamentos em poucas palavras. Vamos iniciar no ponto onde Jesus fala a que veio: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Jesus de cara nos diz que todos nós batizados estamos neste mundo com uma missão, e que ela não será bem a ceita já que vai de encontro a maneira valsa e desvinculada do projeto de Deus que o mundo vive.

Naquela época os seguidores de Jesus não entendiam suas palavras, por que Ele tinha de sofrer, de ser entregue nas mãos do carrasco, por que sofrer o martírio se a única coisa que Ele pregava era o amor.

Da mesma forma muitos ainda hoje não entendem, e ai começa a ladainha: “por que eu sofro tanto”, “logo eu que vivo na igreja”. Tudo isso por não entendermos que seguir Jesus não é simplesmente caminhar junto, mas principalmente trilhar os mesmos passos.

Viver e ser modelo para esse mundo não é tarefa fácil, mas se faz necessário, pois temos de testemunhar que somos filhos e filhas de um Rei que é justiça, que é amor, e que é perdão. Viver sem tomar parte das facilidades e dos jeitinhos, não será nada agradável, seremos tachados com os piores nomes que se possa imaginar, mas isso é viver verdadeiramente o Evangelho.  Não recordo no momento a quem pertence à frase que diz: “para ter direito de celebrar o sábado de Aleluia é preciso primeiro viver a sexta-feira da Paixão”, ou seja, não tem como alcançar a gloria sem passar pela cruz.

Passar pela cruz não significa ser um derrotado, um moribundo sem perspectiva na vida, não irmão, passar pela cruz quer dizer ser guerreiro, ter autoridade para dizer não ao errado mesmo que isso nos seja doloso. A essa altura você pode está se perguntando: “Como conseguir agir assim?”, a resposta quem nos dá é São Jerônimo: "Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo", se queremos permanecer de pé, temos que ser íntimos da Palavra de Deus.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia

Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica