Nenhum sinal lhe será dado - Lucas 11,29-32

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32


Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. - Palavra da Salvação.

Jesus hoje nos traz já de começo uma grande advertência: “nenhum sinal lhe será dado”, ou seja, que não demos busca-Lo apenas no extraordinário, pois Ele se deixa encontrar facilmente nas coisas simples do dia-a-dia.

Ontem mesmo ao conversar com amigos falávamos sobre isso; se durante um acidente da natureza uma igreja desmorona por completo, tudo é destruído, mas permanece intacta uma imagem de Nossa Senhora, de imediato o fato é atribuído a uma intervenção de Deus, um grande sinal, um milagre, que seja, acontece que o fato de nós acordarmos a cada dia, com a chance de um novo recomeço, onde através de uma conversão temos a possibilidade de nos santificarmos um pouco mais, a isso não damos o nome de milagre. Jesus presença viva na Eucaristia, esperando por nós a cada Santa Missa, para nos dizer o quanto somos preciosos, a isso não chamamos de milagre.

Irmão(a) vamos entender um pouco da história:

Primeiro Deus envia o profeta Jonas a uma cidade pagã, para que anunciasse a necessidade de uma profunda conversão, o povo ouve e acredita, e ali Deus derramou a Sua misericórdia, em seguida os papeis se invertem, já não foi mais Deus quem procurou o povo, mas o povo quem O procuro. A rainha do sul, ou seja, a rainha do povo de Sabá, sabendo do grande sábio de Deus, o rei Salomão, vai ao seu encontro para ouvir sobre o verdadeiro Deus, a rainha de Sabá o escuta e acredita, a ali Deus operou milagre.

Observe amado(a), que em ambos os casos, para o milagre acontecer necessitou de duas coisas, “ouvir e acreditar”. Irmão(a) mais do que simplesmente ouvir, é imprescindível que acreditemos, pois só assim poderemos ver os milagres de Deus. Einstein já dizia que “só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre”.

Amado(a) ou acreditamos que tudo em nossa vida é desígnio de Deus, de um Pai que nos ama, de alguém que cuida, ou vamos ter de encarar uma vida como algo vazio, decepcionante, sem nenhum proposito de existir. E é por optar em viver uma vida sem Deus, que muitos desistem, jogam a toalha e se dão por vencidos.

Devemos ficar atentos para não permitir que passemos a vida em busca de um Deus do extraordinário, isso enfraquece a lama e endurece o coração, aprendamos para não cometermos o erro do passado, pois depois que nos deixamos impregnar pela incredulidade, nem a presença viva de Jesus será capaz de amolecer um coração de pedra.

Hoje amado(a), convido você a encarar a vida de uma forma diferente, não peça a Deus uma demonstração de milagre, mas sejamos nós o próprio milagre. Não importa o quão atribulado esteja o teu dia, faça um teste, sorria escancaradamente para todas as pessoas, e quando lhe perguntarem por que você está sorrindo, fala para ela, “porque estou diante de um grande milagre de Deus”, no final do dia, pare um pouco e analise o que aconteceu, lembre-se: talvez uma das pessoas para quem você sorriu, ao levantar, pediu a Deus um sinal que era amada, pense nisso.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM - Participe
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica