Não tenhais medo daqueles que matam o corpo - Lucas 12,1-7

Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. - Palavra da Salvação.


Os anos passam, mas a maneira das pessoas interagirem com Jesus continua a mesma. Note que o Evangelho nos fala de uma grande multidão que se pisoteavam para se colocarem na presença de Jesus, só meu irmão que nem todos traziam o mesmo sentimento no coração, as pessoas apesar de estarem na presença do Pai, não viam nos outros a presença de um irmão.

Pela maneira como Jesus falou podemos perceber que no grupo existiam os que estavam por amor, mas também os que estavam por puro interesse, pessoas que estavam ali para servir e outras apenas em busca de uma promoção pessoal, pessoas que buscavam o bem comum e outras que só visavam o seu próprio bem, pergunto: “será que isso ainda acontece nos nossos dias?”, responda. Só que agora eu volto a espada para mim e para você, será que nós que caminhamos dentro da igreja, que fazemos parte dos mais diversos grupos, estamos por amor ou para suprir um carência, carência de reconhecimento, de aplausos, de atenção; será que nos unimos a Cristo para somar, ou queremos ser apenas mais um a aparecer na foto?

Sabemos sim que nos estamos por amor, amor a Deus e amor ao irmão, e é para nós que Jesus diz: "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus”. Sim amado, devemos nos policiar a cada instante, pois mesmo quando fazemos coisas boas, estamos correndo o risco de nos corrompermos.

Quando fazemos bem a missão que o Pai nos confiou, e as pessoas tendem a vir até nós para nos parabenizar, e é juntamente nesta hora que corremos o serio risco de nos deixar conduzir pela glória. Quando recebo aplausos e rasgados elogios por cumprir bem o meu dever, sempre prago na mente uma pergunta: “o que teria acontecido com Jesus se o jumentinho que O carregou na entrada de Jerusalém, pensasse que os aplausos e elogios não eram para Jesus e sim para ele”; com certeza Jesus seria jogado ao chão.

Meu irmão, muitos infelizmente se põem nessa posição, muitos que se deixam envolver e terminam usando o nome de Jesus em beneficio próprio. Muitos agem na surdina como se ninguém estivesse vendo, “ninguém tá vendo eu posso pecar”, “ninguém tá vendo eu posso fazer”, cuidado, Deus vê tudo. Jesus nos alerta hoje para tomarmos muito cuidado com esse mundo, um mundo onde o que impera é a “hipocrisia”.

Na segunda metade do Evangelho, Jesus nos pede para não termos medo de dizer “não” as facilidades da vida corrompida, pede também que tenhamos a coragem de denunciar o que está errado, e claramente nos fala, que “não devemos ter medo daqueles que matam o corpo”, medo nós devemos ter de perder a nossa alma, a nossa salvação.

Amado(a) incontáveis vezes encontramos na Sagrada Escritura a expressão “Não tenhais medo!”. E isso mesmo irmão(a), não devemos nos preocupar com as investidas do inimigo, nós somos preciosos para Deus, você, eu, somos a joia que ornamenta o Céu, para Deus temos mais valor do que qualquer tesouro desse mundo, e tenhamos a certeza que até o último fio de cabelo nosso pertence a Jesus, Ele sim deve ser o nosso verdadeiro tesouro.

Dom Paulo Mendes Peixoto: O verdadeiro amor, que é base para a mudança de vida, é fortalecido pelo encontro pessoal com Deus, em Jesus Cristo.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica