Aquele que fez o exterior não fez também o interior? - Lucas 11,37-41

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. - Palavra da Salvação.

Santo Afonso de Ligório nos diz que “quem ama a Deus encontrará alegria em tudo, quem não ama a Deus não encontrará alegria em nada”. Amado(a) ô coisa triste é um coração corrompido, um coração voltado apenas para o material, para os falsos valores deste mundo. Veja a postura do fariseu, mesmo estando sentado à mesa com Aquele que tem o poder para lhe dar a verdadeira comida, lhe dar a verdadeira bebida, o que ele faz, se prende as convenções.

Sentar-se a mesa para comer significava para o povo daquela época, ter um profundo respeito e apreço, e tendo esse reconhecimento de Jesus o fariseu joga tudo para o alto pelo simples fato de seu convidado não comportar-se como mandava o figurino.

Santo(a) veja a que ponto chega a cegueira das pessoas, e também a nossa, que não se abrem ao simples, que rejeitam tudo e todos que não agem de acordo com a sua vontade; o ato de lavar as mãos não era exigido pela lei de Moisés, mas os fariseus acreditavam que isto fazia parte da santidade de vida. O triste, é que ainda hoje o que mais vemos são pessoas que rejeitam o irmão por ele ser diferente, por ele não conseguir atingir os nossos objetivos.

São João Paulo II nos lembra de que “sem Jesus o homem permanece para si mesmo um desconhecido, pois só Jesus revela o homem ao próprio homem”. Naquele momento, conhecendo o que se passa nos corações, Jesus revela toda a pequenez daquele homem, não a boa pequenez de quem se curva diante de Deus, não, mas aquela que expõe todas as misérias, como fez com o fariseu da mesma forma muitas vezes Jesus faz comigo e com você, mostra que em alguns momentos vivemos apenas a aparência.

Quando criança ouvia os adultos dizerem: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, pão bolorento é pão estragado, Jesus hoje vem a nós para dizer como é estragada a vida de quem vive de aparências, de quem rejeita o irmão seja por que motivo for, de quem se procura apenas com o externo, o convencional, esquecendo-se do principal que é buscar o que vem de Deus, a Palavra nos revela que devemos “buscar primeiro as coisas do alto, e tudo o mais nos virá por acréscimo”.

Buscar as coisas do alto, Jesus nos diz na Sua Palavra que é ser solidário, que é praticar a caridade, é não confundamos caridade com dar dinheiro e cesta básica, pois se isso não vier acompanhado de amor e respeito, é simples filantropia. Quando o coração é puro, tudo o mais se torna puro. A pureza, fruto da caridade, é agradável a Deus e garante a salvação, nos recorda o padre Jaldemir.

É justamente esse o ensinamento que Jesus nos traz para o dia de hoje, acolher o irmão sem nenhuma ressalva, ser preconceitos, sem impor condições, pois devemos lembrar que assim como nós, ele também é um filho muito amado de Deus.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

PALAVRAS QUE EDIFICAM
Vamos evangelizar divulgue com seus contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica