Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! - Lucas 1,26-38

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação.

O anjo Gabriel encontra-se com Maria e lhe faz duas grandes revelações, dois enormes motivos para que ela se alegre; o primeiro que ela encontrou graça diante de Deus, o Pai a amava de uma forma especial, e a segunda, que o Senhor, o Messias esperado, agora estava com ela.

Agora chegou a nossa vez de ficarmos estonteantemente alegres, pois o mesmo Senhor diz para cada um de nós, “eis que estarei convosco até o fim”; existe motivo para maior alegria, sabermos que caminharemos sempre sobre a sombra do altíssimo, acredito que não.

Mas amados temos que ter a mente aberta para entendermos como Jesus caminha conosco, algumas vezes diante de determinadas situações bate o desespero, justamente por não entendemos. O anjo na saudação a Maria lhe diz: “Não tenhas medo”, e Maria entendeu que o anjo não se referia apenas ao ato de dizer sim para Deus, mas principalmente não ter medo de tudo que aquele sim representava.

Quando José de madrugada disse, levanta pega Jesus e vamos, Maria entendeu, “não tenha medo, vai dar tudo certo”. Quando Jesus aos 12 anos desapareceu, Maria entendeu, “não tenha medo, fica tranquila”. Quando o velho Simeão disse que uma espada iria transpassar seu coração, ela entendeu “não tenha medo, é ai que vai chegar a vitória”.

Irmãos, caminhar com Jesus não quer dizer não ter problemas, não meus amados, mas quer nos trazer a certeza que todos os problemas já tem uma solução, e ela se chama Jesus, é Ele, Aquele em quem devemos depositar todas as nossas esperanças, a quem devemos entregar todas as nossas misérias, e saber esperar o tempo de Deus.

De certo já poderíamos começar a perguntar como Maria: “Como acontecerá isso”, como saber que não estamos sós, como saber que temos um Deus com quem contar. Para Maria que tem um coração dócil bastou a palavra de um anjo: O Espírito virá sobre ti, mas Jesus conhecendo a dureza dos nossos corações, Ele próprio nos assegurou: “Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco”. E quem é esse defensor, o Espírito da Verdade, o Espírito Santo que é o próprio Deus.

E na certeza dessa eterna proteção, não tenhamos medo de dizer “sim” para Deus e assim como nossa Mãe Maria dizer: Eis aqui Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica