Festa: NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
Primeira Leitura: Profecia de
Miquéias 5,1-4a
Assim diz o Senhor:
'Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair
aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias
da eternidade. Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que a mãe der
a luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não
recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor
seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os
confins da ferra, e ele mesmo será a paz. -
Palavra do Senhor.
Comentário: A dinastia tem de resgatar
seus humildes começos; não Sião, mas Belém, chamada também de Éfrata (1Sm 17,12;
Sl 132,6). A “origem antiga” pode remontar à genealogia do final de Rute. Quando Mateus aplica este versículo ao
Messias, muda ou lê “não és a menor” (Mt 2,6), sem contradizer o que implica o
original. A tradição cristã, prolongando a sugestão de Mateus, leu neste versículo
a origem eterna do Messias. A restauração anunciada tem um momento previsto,
que o profeta só pode propor num enigma. Suas duas peças se referem ao
crescimento do povo por dois fatores: porque as mulheres voltam a dar à luz,
porque os desterrados voltam a reunir-se com seus irmãos (cf. Is 7,14; 9,5 e
10,21s). Aquela que dá à luz é qualquer mulher judia, e também a capital personificada
como matrona. Os que voltam podem ser os israelitas do reino do Norte ou os
judeus depois de um desterro previsto. “Mãe” e “irmãos” imprimem a esta
profecia um tom familiar. Os falsos profetas rejeitam a visão humilde de
Miquéias, aplicando o esquema de Is 14,24-27. Os pastores serão capitães, a
vitória será obtida pelas armas e a Assíria será submetida à vassalagem, mesmo
que encarne o legendário Nemrod, caçador e guerreiro. (Gn 10,8-12) (Comentário
Bíblico / Edições Loyola)
Salmo: 70(71),6; Sl
12(13),6 (R. Is 61,10)
Exulto de
alegria no Senhor
Sois meu apoio
desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o
meu louvor eternamente! Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por
vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23
Abraão gerou lsaac; lsaac gerou
Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era
Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou
Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou
Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou
Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão
gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão; Jorão gerou
Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou
Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo
do exílio da Babilônia. Depois do exílio
na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel
gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc
gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud
gerou Eleazar; Eleazar gerou Matá; Matá gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo
de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus foi
assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de
viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu
marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em
segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em
sonho, e lhe disse: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria
como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à
luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar seu povo dos
seus pecados". Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia
dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, ele
será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco. - Palavra da Salvação.
Comentário: A genealogia de Jesus contém
elementos importantes para a correta compreensão de sua identidade. Seu
objetivo é mostrar a inserção de Jesus na história do povo de Israel e fazer
sua presença, na história humana, ligar-se com a longa história da salvação da
humanidade. Jesus, portanto, é apresentado como verdadeiro homem e não como um
ser estranho, vindo do céu, não se sabe bem como. A sucessão de gerações, que
prepara a vinda do Messias Jesus, é um retrato da humanidade a ser salva por
ele. Repassando a lista de nomes, encontramos gente de todo tipo: piedosos e ímpios, pessoas de
comportamento correto e gente de vida
não recomendável, operadores de
justiça e indivíduos sem escrúpulos no trato com os semelhantes, judeus e estrangeiros, homens e mulheres. Todos eles formam o
substrato humano no qual nasceu Jesus. Esta é a humanidade carente de salvação,
para a qual ele foi enviado pelo Pai. Jesus, porém, é apresentado como dom
salvífico do Pai para a humanidade. O fato da concepção virginal aponta nesta
direção. Quando a lista chega em José, diz-se que ele é o esposo de Maria da
qual nasceu Jesus. A sucessão pela linha masculina é rompida, ficando implícito
que o Pai de Jesus é o próprio Deus. Ou seja, a salvação não é obra do ser
humano. Ela é oferecida pelo Pai por meio do Messias Jesus. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Natividade de Nossa Senhora - Festa - 08 de setembro
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
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