
Mas dado que o nosso conhecimento de Deus é limitado, a
nossa linguagem, ao falar de Deus, também o é. Não podemos falar de Deus senão
a partir das criaturas e segundo o nosso modo humano limitado de conhecer e de
pensar.
Todas as criaturas são portadoras duma certa semelhança de
Deus, muito especialmente o homem, criado à imagem e semelhança de Deus. As
múltiplas perfeições das criaturas (a sua verdade, a sua bondade, a sua beleza)
refletem, pois, a perfeição infinita de Deus. Daí que possamos falar de Deus a
partir das perfeições das suas criaturas: «porque a grandeza e a beleza das
criaturas conduzem, por analogia, à contemplação do seu Autor» (Sb 13,5).
Deus transcende toda a criatura. Devemos, portanto, purificar
incessantemente a nossa linguagem no que ela tem de limitado, de ilusório, de
imperfeito, para não confundir o Deus «inefável, incompreensível, invisível,
impalpável» com as nossas representações humanas. As nossas palavras humanas
ficam sempre aquém do mistério de Deus.
Ao falar assim de Deus, a nossa linguagem exprime-se,
evidentemente, de modo humano. Mas atinge realmente o próprio Deus, sem todavia
poder exprimi-Lo na sua infinita simplicidade. Devemos lembrar-nos de que,
«entre o Criador e a criatura, não é possível notar uma semelhança sem que a
dissemelhança seja ainda maior», e de que «não nos é possível apreender de Deus
o que Ele é, senão apenas o que Ele não é, e como se situam os outros seres em
relação a Ele».
Fonte:
Catecismo da Igreja Católica (39 ao 43)
Foto retirada da internet
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