Anteriormente fora-te recomendado não creres apenas no que
vias, para que não viesses a dizer: É só isto o grande mistério que os olhos
não viram, os ouvidos não ouviram nem suspeitou o coração do homem? Vejo águas,
eu as via diariamente. Águas assim, onde tantas vezes entrei e nunca fui purificado,
é que irão purificar-me? Por aí ficas sabendo que a água sozinha, sem o
Espírito Santo, não purifica.
Leste igualmente que os três testemunhos no batismo são um
só: a água, o sangue e o Espírito, porque se retiras um deles, já não há o
sacramento do batismo. Pois, o que é a água sem a cruz de Cristo? Um elemento
comum sem qualquer força de sacramento! Também sem água não há mistério de novo
nascimento: Se alguém não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no
reino de Deus. O catecúmeno já antes tinha fé na cruz do Senhor Jesus e por ela
fora assinalado. Mas se não for batizado em no medo Pai e do Filho e do
Espírito Santo, não poderá receber a remissão dos pecados nem acolher o dom da
graça espiritual.
Naaman, o sírio, no Antigo Testamento, mergulhou sete vezes;
tu, porém, foste batizado uma vez em nome da Trindade. Confessaste o Pai –
lembra-te do que fizeste – confessaste o Filho, confessaste o Espírito. Observa
a ordem. Nesta fé morreste para o mundo, ressuscitaste para Deus. Como que
sepultado no elemento primordial do mundo, morto ao pecado, ressuscitaste para
a vida eterna. Crê, portanto, não se tratar de simples águas.
Com efeito, mesmo o paralítico da piscina Probática esperava
um homem. Que homem, a não ser o Senhor Jesus, o nascido da Virgem, cuja mera
sombra da vinda curava um ou outro, mas cuja realidade agora já cura a todos? É
Jesus a quem o paralítico esperava para descer, aquele mesmo de quem disse o
Pai a João Batista: Sobre quem vires o Espírito descer do céu e repousar sobre
ele, é este o que batiza no Espírito Santo. João, também, deu-lhe testemunho,
dizendo: Eu vi o Espírito descendo do céu em forma de pomba e repousando sobre
ele. Aqui, igualmente, nós nos perguntamos por que o Espírito desceu qual uma
pomba? Para que visses e compreendesses como também aquela pomba, solta da arca
pelo justo Noé, era figura desta que desceu sobre o Cristo, e assim
reconheceres o tipo do sacramento.
Há ainda algo que te faça duvidar? E, no entanto, o Pai te
clama, com toda a evidência, no Evangelho: Este é o meu Filho em quem pus minha
complacência. Clama igualmente o Filho, sobre quem o Espírito Santo se mostrou
em forma de pomba. Clama do mesmo modo o Espírito Santo que, qual pomba,
desceu. Clama, por sua vez, Davi: Voz do Senhor sobre as águas; o Deus de
majestade trovejou; o Senhor sobre as muitas águas. Escritura te atesta que,
diante das preces de Jerobaal, desceu o fogo do céu e, outra vez, pelas
súplicas de Elias, veio um fogo consagrar o sacrifício.
Não atentes para o mérito das pessoas, mas para o serviço
dos sacerdotes. Ora, como respeitas a Elias, considera também os méritos de
Pedro ou de Paulo que nos entregaram este mistério recebido do Senhor Jesus.
Para os do Antigo Testamento era enviado o fogo visível a fim de que cressem.
Em nós, que cremos, o fogo opera invisível. Para aqueles desceu o Espírito em
figura, e, para nós, ele se torna realidade. Crê, portanto que, invocado pelas
preces dos sacerdotes, aí está presente o Senhor Jesus que disse: Onde quer que
estejam dois ou três, aí estou eu. Quanto mais onde está a Igreja, na qual
existem os mistérios, ele se dignará a conceder a graça de sua presença.
Desceste, pois, às águas do Batismo. Recorda-te do que
respondeste: que crês no Pai, crês no Filho, crês no Espírito Santo. Não disseste:
creio no maior, no menor e no último, mas com a mesma palavra te comprometeste
a crer no Filho exatamente como crês no Pai e a crer no Espírito exatamente
como crês no Filho, com esta única exceção: que confesses a fé na Cruz, que é
só do Senhor Jesus.
Santo Ambrósio
(340/397)
Bispo de Milão -
Doutor da Igreja
Do Tratado sobre os
Mistérios,
Fonte: Liturgia das Horas
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