Não devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja
católica, tal como o Senhor a ensinou, tal como a pregaram os Apóstolos e a
transmitiram os Santos Padres. De fato, a tradição constitui o alicerce da
Igreja, e todo aquele que a abandona deixa de ser cristão e já não merece usar
esse nome.
Ora a nossa
fé é esta: acreditamos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o Filho e o
Espírito Santo; não há n’Ela mistura de nenhum elemento estranho; não se compõe de
Criador e criatura; mas toda Ela é criadora e eficaz; uma só é a sua natureza,
uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; e
deste modo se afirma a unidade da Santíssima Trindade. Por isso se proclama
na Igreja um só Deus, que está acima de tudo, atua em tudo e está em tudo. Está acima de tudo como Pai, princípio
e origem; atua em tudo por meio do Verbo; e está em tudo no Espírito Santo.
O apóstolo São Paulo, escrevendo aos coríntios acerca dos dons
espirituais, tudo refere a Deus Pai como princípio de todas as coisas, dizendo:
Há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo; e há diversidade de operações, mas é o
mesmo Deus que realiza tudo em todos.
Os dons que o
Espírito distribui a cada um vêm do Pai, por meio do Verbo. De fato, tudo o que
é do Pai é do Filho; e, portanto, as graças concedidas pelo Filho, no Espírito
Santo, são dons do Pai. De igual modo, quando o Espírito está em nós, também em
nós está o Verbo, de quem recebemos o Espírito; e, com o Verbo, está também o
Pai. Assim se realiza o que diz a Escritura: O Pai e Eu viremos a ele e faremos
nele a nossa morada. Porque onde está a luz, aí está também o esplendor da luz;
e onde está o esplendor, aí está também a sua graça eficiente e esplendorosa.
Isto mesmo
no-lo ensina São Paulo na Segunda Epístola aos Coríntios com estas palavras: A
graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito
Santo estejam convosco. Efetivamente, toda a graça que nos é dada em nome da
Santíssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Assim como toda
a graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não podemos receber
nenhuma graça senão no Espírito Santo, por cuja participação temos o amor do
Pai, a graça do Filho e a comunhão do mesmo Espírito.
Santo
Atanásio de Alexandria (296/373)
Bispo, Confessor e Doutor
da Igreja
Fonte: Liturgia das Horas
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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