A Liberdade - Papa Leão XIII

“A liberdade só se aplica àquilo que é verdadeiro e que é bom. Se a pessoa adere às opiniões falsas e a vontade escolhe o mal e a ele se apega, ela decai da sua dignidade e se corrompe”

A liberdade de pensar e publicar os próprios pensamentos, subtraída a toda regra, não é por si um bem de que a sociedade tenha que se felicitar. É antes a fonte e a origem de muitos males. A liberdade - esse elemento de perfeição para o homem - deve aplicar-se ao que é verdadeiro e ao que é bom. 

Ora, a essência do bem e da verdade não pode mudar ao sabor do homem, mas persiste sempre a mesma. E, não menos do que a natureza das coisas, é imutável. Se a inteligência adere às opiniões falsas, se a vontade escolhe o mal e a ele se apega, nem uma nem outra atinge a sua perfeição, ambas decaem da sua dignidade nativa e se corrompem.

Não é, pois, permitido dar a lume e expor aos olhos dos homens o que é contrário à virtude e à verdade, e muito menos ainda colocar essa licença sob a tutela e a proteção das leis.

Não há senão um caminho para chegar ao céu, para o qual todos nós tendemos: é uma boa vida.

O Estado afasta-se, pois, das regras e prescrições da natureza se favorece a licença das opiniões e das ações culposas ao ponto de se poderem impunemente desviar os espíritos da verdade e as almas da virtude.

Fonte: Carta Encíclica Immortale Dei - Papa Leão XIII

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica