Qual o homem que, ao ouvir os nomes com os quais é designado
o Espírito Santo, não eleva seu ânimo e o seu pensamento para a natureza
divina? É chamado Espírito de Deus, Espírito da verdade que procede do Pai,
Espírito de retidão, Espírito principal e, como nome próprio e peculiar,
Espírito Santo.
Volta-se para ele o olhar de todos os que buscam a
santificação; para ele tende a aspiração de todos os que vivem segundo a
virtude; é o seu sopro que os revigora e reanima para atingirem o fim natural e
próprio para que foram feitos.
Ele é fonte da santidade e luz da inteligência; é ele que
dá, de si mesmo, uma certa iluminação à nossa razão natural para que encontre a
verdade.
Inacessível por sua natureza, torna-se acessível por sua
bondade. Enche tudo com o seu poder, mas comunica-se apenas aos que são dignos;
não a todos na mesma medida, mas distribuindo os seus dons em proporção da fé.
Simples na essência, múltiplo nas manifestações do seu poder, está presente por
inteiro em cada um, sem deixar de estar todo em todo lugar. Reparte-se e não sofre
diminuição. Todos dele participam e permanece íntegro, à semelhança dos raios
do sol que fazem sentir a cada um a sua luz benéfica como se fosse para ele só,
e, contudo iluminam a terra e o mar e se difundem pelo espaço.
Assim é também o Espírito Santo: está presente em cada um dos
que são capazes de recebê-lo, como se estivesse nele só, e, não obstante, dá a
todos a totalidade da graça de que necessitam. Os que participam do Espírito
recebem os seus dons na medida em que o permite a disposição de cada um, mas
não na medida do poder do mesmo Espírito.
Por ele, os corações são elevados ao alto, os fracos são
conduzidos pela mão, os que progridem na virtude chegam à perfeição. Ele
ilumina os que foram purificados de toda mancha e torna-os espirituais pela
comunhão consigo.
E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da
luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor,
da mesma forma também as almas que recebem o Espírito e são por ele iluminadas
tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada.
Dele procede a previsão do futuro, a inteligência dos
mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas, a
participação na vida do céu, a companhia dos coros dos anjos. Dele nos vem a
alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; dele procede,
enfim, o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado.
São
Basílio Magno (329/379)
Bispo de Cesareia e
Doutor da Igreja
Tratado Sobre o Espírito
Santo
Fonte: Liturgia das Horas
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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