Refletindo a Semana Santa: Quinta-feira - Ceia do Senhor

Durante a Quaresma nos preparamos com jejuns e orações para celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor. Jesus o Filho amado suportou todo tipo de humilhação e sofrimento para nos salvar. Apresentamos um roteiro para a Semana Santa, onde a cada dia seguindo os passos de Jesus estaremos vivenciando com maior fervor e mais concretamente o projeto salvífico de Deus acerca do homem e concretizado em Cristo.

QUINTA-FEIRA
Ceia do Senhor


Jo 13,1-15 “Compreendeis o que acabo de fazer?”

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Jesus inicia sua missão em um momento festivo, um casamento em Caná na Galiléia, na Santa Ceia sabendo que tinha chegado a hora de retornar a casa do Pai, Ele celebra com os seus a missão cumprida. Alguns dias antes em Betânia, Maria irmã de Lázaro unge os pés de Jesus como um sinal de que agora pode descansar os pés do mensageiro anunciador da paz. Jesus também unge os pés dos discípulos, preparando-os para a missão de levar a Boa Nova a todas as criaturas.

Cada vez que recebemos a Sagrada Comunhão, é o sinal de que também estamos sendo preparados para sermos missionários evangelizadores, é Jesus nos entregando a mesma missão que entregou aos seus discípulos. Será que estamos sendo fieis a essa missão?

Domingo de Ramos

Segunda-feira - Jesus visita Lázaro

Terça-feira - Judas, um fraco

Quarta-feira - Jesus o Cordeiro de Deus

Texto: Ricardo e Marta
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica