O Concílio de Trento resume a fé católica declarando: “Porque
Cristo, nosso Redentor, disse que o que Ele oferecia sob a espécie do pão era
verdadeiramente o seu corpo, sempre na Igreja se teve esta convicção que o
sagrado Concílio de novo declara: pela consagração do pão e do vinho opera-se a
conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso
Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue; a esta
mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado,
TRANSUBSTANCIAÇÃO”.
A presença eucarística de Cristo começa no momento da
consagração e dura enquanto as espécies eucarísticas subsistirem. Cristo está
presente todo em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de
maneira que a fracção do pão não divide Cristo.
Pela consagração, opera-se a transubstanciação do pão e do
vinho no corpo e no sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do
vinho, o próprio Cristo, vivo e glorioso, está presente de modo verdadeiro,
real e substancial, com o seu corpo e o seu sangue, com a sua alma e a sua
divindade.
Catecismo da Igreja Católica 1376
/ 1377 / 1413
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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