Pular para o conteúdo principal

Anacleto I (Cleto) - Papa, Mártir e Santo - 26 de abril

Glorioso e Eterno Senhor, peço-vos, pela intercessão de Vosso Servo, o Papa Santo Anacleto, que construiu o túmulo de São Pedro, nosso primeiro Papa, a graça de ser sempre um defensor do papado e de cumprir, com zelo apostólico, os deveres do fiel cristão.

Anacleto ou Cleto era grego, 3º Papa da Igreja. Nasceu em Roma no ano 25, foi eleito papa no ano 76, seu pontificado durou 12 anos (ano 88), teve como antecessor o papa Lino e como sucessor Clemente I. Morreu como mártir no ano 88.


Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século. Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele "fosse dois": Papa Anacleto e Papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho.

O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como conseqüência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.

Ele foi o segundo sucessor de São Pedro e foi o terceiro Papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.

Ao papa Santo Anacleto é atribuída a orientação que condena o culto de objetos mágicos e feitiçaria, é também a ele atribuída a saudação e bênção apostólica na abertura das mensagens papais.

Ordenou 25 sacerdotes em Roma, sancionou a veneração ao túmulo de S. Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo de Cristo. Os escritos de Santo Ireneu confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar que seriam  dois papas diferentes.

Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.

Fonte: Edições Paulinas - Wikipédia - Evangelho Quotidiano
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica


Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...