1ª Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano “A” Mateus
Antífona: Salmo
122,2-3 Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu Senhor,
assim os nossos para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende
piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós!
Oração do Dia: Convertei-nos, ó Deus, nosso salvador, e, para que a celebração
da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Livro do Levítico
19,1-2.11-18
O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala a toda a
Comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor
vosso Deus, sou santo. Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns
aos outros. Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu
Deus. Eu sou o Senhor. Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra
ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. Não
amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor. Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças
o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. Não
sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a
vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não tenhas no coração ódio contra teu
irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por
causa dele. Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. “Eu sou o Senhor”. - Palavra do Senhor.
Comentário: Deus é santo. Está para além
do mundo e da história, separado do mundo, incompreensível com o mundo,
incompreensível ao mundo. Interessa-se, porém, pelos homens, pelas relações dos
homens entre si, suas relações comunitárias. E por ser santo, comunica-se ao
homem por amor, por ele se interessa para arrancá-lo de sua incapacidade,
libertá-lo da escravidão de si mesmo e das coisas, levá-lo à sua
"santidade". A lei que Deus dá aos homens não é imposição caprichosa,
é o dom de um Deus que quer os homens semelhantes a ele, participantes de sua
santidade. Pelo fato de os cristãos haverem sido "santificados" pelo
batismo não se há de crer que não possa mais haver algum conflito entre eles,
nem nos deve escandalizar a verificação da presença de contestações e de males
na Igreja. O fato de serem crentes, membros da mesma Igreja, não suprime as
contradições humanas, não elimina os contrastes, não resolve as contestações. A
Igreja, contudo, ajuda a viver as contradições no amo'; reúne à mesma mesa
pessoas divididas pelas ideias, ensina a recorrer à penitência quando não se é
capaz de controlar os próprios sentimentos. (Missal Cotidiano)
Salmo: 18, 8. 9. 10. 15
(R. Jo 6,63c)
Ó Senhor, vossas
palavras são espírito e vida!
A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma
luz.
É puro o temor do Senhor, imutável para
sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
Que vos agrade o cantar dos meus lábios
e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e
Redentor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando o
Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se
assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante
dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos
cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então
o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de meu Pai! Recebei
como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu
estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu
estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então
os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos
de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como
estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que
te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: 'Em
verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de
meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à
sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado
para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de
comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me
recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na
prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: 'Senhor, quando foi
que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e
não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, todas
as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o
fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão
para a vida eterna. - Palavra
da Salvação.
Comentários:
Jesus
nos mostra no Evangelho de hoje que a verdadeira religião não é aquela que é
marcada por ritualismos e cumprimento de preceitos meramente espirituais,
afinal de contas ele não nos perguntará no dia do julgamento final se nós
procuramos cumprir os preceitos religiosos, mas sim se fomos capazes de viver
concretamente o amor. É claro que a religiosidade tem sentido, principalmente
porque é através do relacionamento com Deus que recebemos as graças que nos são
necessárias para a vivência concreta do amor, mas a religiosidade sozinha,
desvinculada da prática do amor, é causa de condenação e não de salvação.
(CNBB)
Dentre os muitos desafios
apresentados por Jesus aos seus discípulos, está o de identificá-lo com os
sofredores deste mundo. Os famintos, os sedentos, os forasteiros, os carentes,
os doentes e os encarcerados foram constituídos como mediadores do encontro com
o Senhor. Que motivos teve Jesus para constituí-los em sinal de sua presença na
história humana? O ponto alto da encarnação de Jesus aconteceu, exatamente,
quando ele desceu ao mais profundo do sofrimento humano. Quando, na paixão, Jesus
sofreu os horrores da fome, da sede, da nudez, do encarceramento, sem contar os
ultrajes e as humilhações de seus inimigos, a negação, a traição e o abandono
de seus amigos, ele expressou, em grau eminente, sua condição de Filho de Deus,
fiel até a morte. Por isso, escolheu a todos quantos se encontram em situação
semelhante, para interpelarem os cristãos, exigindo deles uma resposta concreta
de amor. Aquilo que os cristãos não fizeram pelo Senhor, quando padeceu as
agruras da paixão, podem fazê-lo agora, servindo ao irmão sofredor. O próprio
Jesus garante que quem serve ao sofredor está servindo a ele mesmo. O Evangelho
não aponta outro caminho de servir a Jesus, pois o Senhor quis identificar-se
com quem padece o que ele mesmo padeceu. Confrontar-se com o irmão sofredor é
confrontar-se com o próprio Jesus que sofre e nos desafia a sermos solidários
com ele, em sua paixão. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
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obrigado.
Boa Tarde! Agradeço pelos envios dos emails! Estou muito feliz, pois este site tem me ajudado muito, a compreender melhor o evangelho que é bem explicado e detalhado por pessoas que buscam a Deus com muito amor e carinho. Por favor preciso de ajuda. Aceitei ser Catequista em uma Igreja recentemente, mas não sei se é minha vocação, Como faço para saber minha vocação na Igreja? Será que isso mesmo que Deus quer de mim?
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