Ostensório ou Custódia - Objetos Litúrgicos

Ostensório (do Latim ostendere que significa expor) ou Custódia, objeto litúrgico utilizado para expor o Santíssimo Sacramento em momentos de procissão ou Adoração. Acredita-se que sua origem data do século XIII / XIV a partir da Festa de Corpus Christi. Para a confecção do ostensório deve-se utilizar material nobre. Muitas são as formas, a mais conhecida é o ostensório em forma de sol. Vale salientar que não adoramos o ostensório, mas sim o próprio Jesus que ali esta na hóstia consagrada.

Segundo o “Dicionário de Símbolos” da editora Paulus, o ostensório deve ser ricamente decorado, composto de um pé, haste, nó para segurar a caixa envidraçada, na qual se coloca a hóstia consagrada presa dentro de um dispositivo em forma de meia-lua, chamado “luneta”.


Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica